Aporias da desigualdade: o por vir das políticas afirmativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v28i60.53315

Palavras-chave:

Desconstrução, Justiça, Direito, Políticas Afirmativas, colonialidade

Resumo

A partir da discussão sobre Justiça e Direito trazida por Derrida em sua obra Força de Lei: o fundamento místico da autoridade, discorremos sobre as aporias com que convivemos na rotina do pré-vestibular PVC 21290, em relação à política afirmativa de reserva de vagas. Para tanto, trazemos uma reflexão sobre o espectro da colonialidade que hierarquiza as pessoas, dividindo-as entre as que devem ter acesso e as que não devem ter acesso a determinados espaços, incluindo nesses espaços as universidades públicas. Entretanto, entendendo que as políticas afirmativas são da ordem do Direito, portanto, da ordem do cálculo, acreditamos que elas precisam estar em um movimento contínuo de aprimoramento, movimento que nos impõe uma responsabilidade, um investimento radical em ações que visem alcançar a Justiça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo José Derzi Moraes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Marcelo José Derzi Moraes é professor adjunto do departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores – FFP e do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É pós-doutor em Filosofia pela UFRJ, doutor em Filosofia pela UERJ e mestre pela UFRJ. É líder do Grupo de Estudos Negritudes e Transgressões Epistêmicas – Gente (CNPq).

Marinazia Cordeiro Pinto, Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ

Marinazia Cordeiro Pinto é professora da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro e da Secretaria Estadual do Rio de Janeiro. É doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ e mestre em Letras pela UFRRJ. Participa do grupo de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura (CNPq). Atua no pré-vestibular comunitário cadastrado na UERJ, com o código PVC 21290. É bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Downloads

Publicado

2023-01-12

Como Citar

Moraes, M. J. D., & Pinto, M. C. (2023). Aporias da desigualdade: o por vir das políticas afirmativas. Gragoatá, 28(60), e-53315. https://doi.org/10.22409/gragoata.v28i60.53315