Capitalismo patriarcal em tempos de antropoceno: reflexões sobre a distopia feminista Deuses de Pedra

Autores

Palavras-chave:

Distopia feminista. Ecocrítica feminista. Antropoceno. Jeanette Winterson.

Resumo

A partir de uma visão ecocrítica feminista, este artigo analisa o romance Deuses de Pedra (2012), da autora britânica Jeanette Winterson, como uma distopia feminista que retrata o Antropoceno e suas urgências como um fio condutor de histórias trágicas que se entrelaçam em diferentes espaços-tempos. Entendida como sf, no sentido de equivaler à ficção científica, fabulação especulativa e feminismo especulativo (HARAWAY, 2016), a narrativa de enredo apocalíptico manifesta claras críticas às relações de opressão capitalistas e patriarcais, expondo-os como responsáveis pelo rumo catastrófico que a humanidade tomou, bem como especula sobre as possibilidades de resistência para desestabilizar tais estruturas. Partindo destes pressupostos, o estudo tem por base uma crítica feminista fundamentada, sobretudo, nas reflexões de Silvia Federici (2019), articulando as relações de raça, gênero e sexualidade na constituição do modelo de exploração capitalista, além de observar os efeitos que essas estruturas causam na natureza, a partir da intervenção dos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Link Martins, Universidade Federal de Pelotas-UFPel

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na linha de pesquisa Literatura, Cultura e Tradução. Compõe o Grupo de Pesquisa Ficção Brasileira no Século XXI e participa dos Projetos de Pesquisa Ficção Brasileira no Século XXI - intertextualidade e interdiscursividade e Publicações periódicas latino-americanas em alguns momentos do século XX. Bolsista CAPES.

Jenifer da Silva Dias , Universidade Federal de Pelotas-UFPel

Doutoranda em Letras do Programa de Pós-graduação em Letras (Texto e Discurso) da Universidade Federal de pelotas - UFPl. Mestra em Letras pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel, na área de Análise de Discurso. Também é acadêmica do curso de Letras Português e Francês da Universidade Federal de Pelotas e educadora na Rede Emancipa de Educação Popular. Atuou como Professora de Redação na Escola de Ensino Fundamental Castro Alves. Trabalhou como Designer Instrucional no Núcleo de Educação a Distância da Universidade Católica de Pelotas. Atuou como bolsista voluntária de Iniciação Cientifica na Câmara de Pesquisa do Centro de Letras e Comunicação da UFPEL, com participação no projeto "Discurso de Ódio: mídia, redes e movimentos sociais". É membro do Laboratório de Estudos em Análise de Discurso (LEAD). Atuou como bolsista de iniciação à docência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, e também como professora Voluntária no Curso Pré-universitário Popular Desafio.

Claudia Lorena Vouto da Fonseca, UFPel

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (2009). Pós-doutorado pela Universidad Nacional de Cuyo- UNCUYO, Mendoza-Argentina. Possui Graduação em Letras Hab. Português/Francês e Literaturas pela Universidade Federal de Pelotas -UFPel (1998), Mestrado em Literaturas Brasileira, Portuguesa e Luso Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFPel (2004). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuando como Coordenadora da área de Literatura. É Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Letras (UFPel) e editora da Revista Caderno de Letras. Líder do Grupo de Pesquisa Ficção Brasileira no Século XXI, coordena os Projetos de Pesquisa Ficção Brasileira no Século XXI - intertextualidade e interdiscursividade e Publicações periódicas latino-americanas em alguns momentos do século XX. É membro do Instituto de Literaturas Modernas (ILM) e do Centro Interdisciplinario de Literatura Hispano Americana (CILHA) da Universidad Nacional de Cuyo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada; Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africanas; Literatura Hispano-americana; atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e História; Literatura latino-americana; Revistas; Redes; Fronteiras; Intertextualidade; Luiz Sérgio Metz; Jorge Luis Borges; Guimarães Rosa; formas narrativas. ORCID 0000-0003-4787-0575

Downloads

Publicado

2023-06-01

Como Citar

Link Martins, M., da Silva Dias , J., & Vouto da Fonseca, C. L. (2023). Capitalismo patriarcal em tempos de antropoceno: reflexões sobre a distopia feminista Deuses de Pedra. Gragoatá, 28(61), e56358. Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/56358