ENTREVISTA com Kenneth White: Nomadismo intelectual e geopoética

Autores

  • Susana L. M. Antunes University of Wisconsin - Milwaukee https://orcid.org/0000-0003-2681-2173
  • Régis Poulet Presidente do Institut International de Géopoétique

Palavras-chave:

Geopoetics, Kenneth White, Interview

Resumo

K enneth White é o criador da geopoética. Para quem tiver interesse em entender a geopoética e suas imensas implicações, recomenda-se um mergulho emocionante na obra de White, que consiste em ensaios, narrativas e poemas e vem se desdobrando, já há mais de meio século, como um enorme sistema hídrico. Como objetivo geral, a geopoética pretende oferecer ao mundo um novo arcabouço baseado numa relação radicalmente renovada com aquilo que é chamado de “natureza”. Para isso, procura compreender as poéticas do mundo natural, ou seja, as maneiras incontáveis como as estruturas se criam, espontaneamente, em todas as escalas e em todas as partes da natureza, incluindo a humana. Além disso, procura pensar uma nova cultura em sintonia com a Terra.
Paralelamente à produção escrita, desde cedo Kenneth White já organizava colóquios geopoéticos, cujos textos foram reunidos nas Cahiers de géopoétique. Em 1989, fundou o Instituto Internacional de Geopoética. Desde então, o instituto vem acompanhando a criação de grupos de geopoética ao redor do mundo e já publicou várias revistas, sendo a mais recente L’Océanite (The Storm Petrel).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana L. M. Antunes, University of Wisconsin - Milwaukee

Department of Spanish and Portuguese

Assistant Professor of Portuguese/Portuguese Program Coordinator

http://orcid.org/0000-0003-2681-2173 

Publicado

2023-06-01

Como Citar

Antunes, S. L. M., & Poulet, R. . (2023). ENTREVISTA com Kenneth White: Nomadismo intelectual e geopoética. Gragoatá, 28(61), e56454. Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/56454