ENTREVISTA com Kenneth White: Nomadismo intelectual e geopoética
Palavras-chave:
Geopoetics, Kenneth White, InterviewResumo
K enneth White é o criador da geopoética. Para quem tiver interesse em entender a geopoética e suas imensas implicações, recomenda-se um mergulho emocionante na obra de White, que consiste em ensaios, narrativas e poemas e vem se desdobrando, já há mais de meio século, como um enorme sistema hídrico. Como objetivo geral, a geopoética pretende oferecer ao mundo um novo arcabouço baseado numa relação radicalmente renovada com aquilo que é chamado de “natureza”. Para isso, procura compreender as poéticas do mundo natural, ou seja, as maneiras incontáveis como as estruturas se criam, espontaneamente, em todas as escalas e em todas as partes da natureza, incluindo a humana. Além disso, procura pensar uma nova cultura em sintonia com a Terra.
Paralelamente à produção escrita, desde cedo Kenneth White já organizava colóquios geopoéticos, cujos textos foram reunidos nas Cahiers de géopoétique. Em 1989, fundou o Instituto Internacional de Geopoética. Desde então, o instituto vem acompanhando a criação de grupos de geopoética ao redor do mundo e já publicou várias revistas, sendo a mais recente L’Océanite (The Storm Petrel).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gragoatá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.