Retrucando a Bíblia: ecocrítica feminista e pós-colonial em “She Unnames Them”, de Ursula Le Guin

Autores

  • Déborah Scheidt UEPG - Universidade Estatual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Ecofeminismo; Ecocrítica Pós-colonial; Ursula Le Guin; “She Unnames Them”; Reescrita.

Resumo

Ao propor que as ações da primeira mulher foram o gatilho para que a humanidade caísse em desgraça perante Deus, o que gerou visões pejorativas e misóginas do papel da mulher na sociedade, a narrativa bíblica de Adão e Eva tornou-se um dos textos mais influentes na história das mulheres no ocidente. A autoridade do Livro de Gênesis para ditar o status quo das mulheres tem sido frequentemente questionada ao longo dos séculos, mas foi com o advento do Feminismo que o movimento da reescrita da Bíblia se intensificou. Este artigo examina os modos pelos quais, ao fazer uso de estratégias próprias à fantasia na literatura, o conto de Ursula Le Guin “She Unnames Them” reescreve o texto bíblico. O texto confere protagonismo a Eva que, por meio da iniciativa contestadora de desnomear, cria um conexão significativa entre ela e os animais que povoam o Jardim do Éden. O objetivo específico é explorar as articulações entre Feminismo, Pós-Colonialismo e Ecocrítica no conto de Le Guin, ligando a estratégia da reescrita contestadora ao ecofeminismo, por meio das conclusões de Val Plumwood sobre binarismo, como também à ecocrítica pós-colonial, com o conceito  de “consciência planetária eurocentrada”, de Mary Louise Pratt, entre outras teorias que ajudam a explicar as relações de poder entre as esferas humanas e não humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Déborah Scheidt, UEPG - Universidade Estatual de Ponta Grossa

Déborah Scheidt é Doutora em Estudos Literários pela UFPR (2014) e Mestre em Letras - Literaturas de Língua Inglesa pela mesma instituição. É professora do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde ministra disciplinas relacionadas a literaturas de língua inglesa. Tem interesse especial por literatura comparada e litertura australiana.

Downloads

Publicado

2023-06-01

Como Citar

Scheidt, D. (2023). Retrucando a Bíblia: ecocrítica feminista e pós-colonial em “She Unnames Them”, de Ursula Le Guin. Gragoatá, 28(61), e56688. Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/56688