Interação Fictiva como exemplificação em discurso direto: ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira

Autores

  • Luiz Fernando Matos Rocha Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Jéssica da Costa Silva Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0001-9001-2344

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v28i62.57476.pt

Palavras-chave:

Linguística Cognitiva, Fictividade, Discurso Direto Fictivo, Português como Língua Estrangeira

Resumo

Este artigo investiga instâncias de Interação Fictiva (IF) em discurso direto como exemplificações de argumentos e explicações, no ensino-aprendizagem de Português como língua estrangeira. Adotam-se autores da Linguística Cognitiva: Talmy (2000), para se tratar da fictividade; Fillmore (1982), da noção de frame; Langacker (2008), de frame atencional; Fauconnier (1994, 1997), de projeção de espaços mentais; Sanders e Redeker (1996), de perspectiva; Pascual (2002, 2006, 2014), da IF como forma de organizar pensamento, gramática e discurso; Rocha (2020, 2022), da dimensão fictiva do discurso direto em relação à factiva. Quanto à metodologia, analisam-se dados de duas aulas em uma turma de nível superior da disciplina de Português como Língua Estrangeira. Assume-se uma abordagem metodológica baseada em corpus (corpus-based) e guiada por corpus (corpus-driven) (MCENERY; HARDIE, 2012; TOGNINI-BONELLI, 2001), possibilitando que os dados tenham maior protagonismo, considerando-se uma categoria já estabelecida. A análise qualitativa revela ocorrências de Exemplificação em Discurso Direto Fictivo visando a promover no discurso conceptualizações de condição adversa, estado de contemplação, estado de desorientação, reconhecimento repentino ou insight e explicação didática. Os achados demonstram que o fenômeno é produtivo em contexto de sala de aula, ocorrendo na fala docente e discente com propósitos comunicativos voltados para a argumentação e para a explicação. Além disso, revelam que as ocorrências apresentam um caráter performático, linguística e prosodicamente marcado, tornando a manifestação mais vívida, como um convite aos interlocutores a se projetarem em coordenadas espaço-temporais distintas da cena comunicativa corrente, objetivando convencimento e clareza no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Matos Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Linguística (UFRJ, 2004), mestre em Linguística (UFJF, 2000), graduado em Letras (Português e Latim, UFJF, 1998) e bacharel em Comunicação Social (Jornalismo, UFJF, 1991). É docente e pesquisador da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (FALE/UFJF) e tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição, discurso reportado, fictividade e gramática. Cumpriu estágio pós-doutoral (bolsista da CAPES - Processo: BEX 4084/10-1), na Universidade Católica Portuguesa (Braga), no âmbito do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH), no qual atua como membro integrado do projeto de investigação "Sociolinguística Cognitiva e Variação do Português Europeu e Brasileiro", pertencente ao grupo de investigação "Estudos de Linguagem e Comunicação". É também membro do Grupo de Pesquisa Interfaces Linguagem, Cognição e Cultura - INCOGNITO, da UFMG, e do Laboratório de Estudos Avançados de Linguagens (LEAL), da Universidade Católica de Pelotas.

Jéssica da Costa Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Letras - Português pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Mestre em Linguística pela mesma instituição. Cursando um curso de Pós - Graduação em Neuroeducação. Atualmente trabalha como professora de inglês nos seguintes segmentos: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Downloads

Publicado

2023-11-14

Como Citar

Matos Rocha, L. F., & da Costa Silva, J. (2023). Interação Fictiva como exemplificação em discurso direto: ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira. Gragoatá, 28(62), e57476. https://doi.org/10.22409/gragoata.v28i62.57476.pt