“Não somos todos cúmplices?”: um comentário sobre as múltiplas faces de raça e linguagem no ensino da língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v28i60.58070Palavras-chave:
Ensino da língua inglesa, inglês como língua estrangeira, raça, falante nativo, ideologia da línguaResumo
Este artigo é uma revisão de literatura de trabalhos recentes sobre ideologias de raça e linguagem na Ásia, em busca de uma compreensão mais aprofundada do assunto e que evite determinismos e pensamentos dicotômicos. A primeira parte do artigo discute trabalhos atuais sobre o ensino de inglês no Japão e conclui que é necessária maior ênfase no protagonismo dos professores. A segunda parte oferece vinhetas etnográficas de cenários nos quais a raça desempenha um papel às vezes surpreendente no desenvolvimento de interações e exclusões. Esses cenários demonstram as implicações do comprometimento de acadêmicos com a justiça social em estruturas ideológicas e institucionais nas quais os preconceitos são veículados e reproduzidos em situações que envolvem múltiplas identidades e posicionamentos asiáticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gragoatá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.