“Não somos todos cúmplices?”: um comentário sobre as múltiplas faces de raça e linguagem no ensino da língua inglesa

Autores

  • Phan Le Ha Universiti Brunei Darussalam, Sultan Hassanal Bolkiah Institute of Education/International and Comparative Education. Research Group. Kampong Tungku, Brunei

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v28i60.58070

Palavras-chave:

Ensino da língua inglesa, inglês como língua estrangeira, raça, falante nativo, ideologia da língua

Resumo

Este artigo é uma revisão de literatura de trabalhos recentes sobre ideologias de raça e linguagem na Ásia, em busca de uma compreensão mais aprofundada do assunto e que evite determinismos e pensamentos dicotômicos. A primeira parte do artigo discute trabalhos atuais sobre o ensino de inglês no Japão e conclui que é necessária maior ênfase no protagonismo dos professores. A segunda parte oferece vinhetas etnográficas de cenários nos quais a raça desempenha um papel às vezes surpreendente no desenvolvimento de interações e exclusões. Esses cenários demonstram as implicações do comprometimento de acadêmicos com a justiça social em estruturas ideológicas e institucionais nas quais os preconceitos são veículados e reproduzidos em situações que envolvem múltiplas identidades e posicionamentos asiáticos.

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Publicado

2023-01-12

Como Citar

Le Ha, P. (2023). “Não somos todos cúmplices?”: um comentário sobre as múltiplas faces de raça e linguagem no ensino da língua inglesa. Gragoatá, 28(60), e-58070. https://doi.org/10.22409/gragoata.v28i60.58070