Desafios glotopolíticos na formação de professores de línguas adicionais do instituto e escola de Aplicação (CAP-UERJ E EAFEUSP)

Autores

  • Shirlei Almeida Baptistone Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Catarina Lobo Gonçalves Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Sahsha Kiyoko Watanabe Dellatorre Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v30i66.64506.pt

Palavras-chave:

Política Linguística, Glotopolítica, Escola, Educação Linguística, Língua adicional

Resumo

Neste artigo, as autoras propõem uma reflexão crítica sobre o papel dos Institutos Superiores de Educação (IES) na formação inicial, de maneira a compreender o seu papel político linguístico e pedagógico dentro e fora de sala de aula. Para tanto, são trazidos os panoramas de ensino de línguas adicionais de cada instituição e o impacto das leis baseadas em uma perspectiva hegemônica. A partir dessa problematização, com base nos estudos de Linguística Aplicada e Didática de Línguas e Culturas, são abordadas práticas visando à Educação Linguística e a formação de professores como agentes glotopolíticos, a fim de promover a desconstrução do imaginário de uma língua ideal, aproximando-os da realidade educacional brasileira.

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Biografia do Autor

Catarina Lobo Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Professora Assistente de Língua Francesa no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da
Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp UERJ), Departamento de Línguas e
Literaturas (DLL), Professora de Didática e Prática de Português/Francês da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bolsista CAPES de Doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio
de Janeiro (UFRJ) e Mestra pelo mesmo Programa e Universidade. 
http://lattes.cnpq.br/0928299223772741

Sahsha Kiyoko Watanabe Dellatorre, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Doutora (2018) e Mestre (2012) pelo programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Possui graduação e licenciatura em Letras com habilitação em Português e Francês também pela Universidade de São Paulo (2008). Tendo atuado nas áreas de história da leitura, história cultural, leitura em língua estrangeira, ensino-aprendizagem do francês língua estrangeira em diferentes contextos e suportes, história do ensino do francês no Brasil e manuais escolares de francês no Brasil, passou a investigar, no doutorado, questões referentes à autoria, experiência, experiência estética, relações dialógicas, formação de professores(as) e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras com enfoque nas noções de educação linguística e pós-método. Tem experiência na área da Educação, com ênfase no ensino de línguas estrangeiras e língua portuguesa. Atualmente, é professora de Francês da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (EAFE-USP), onde atua também como professora do Programa Gênero e Sexualidade, formadora de professores(as) e se dedica a pesquisas e estudos sobre o currículo e a educação linguística, e é coordenadora do Curso de Educação Profissional do Colégio Santa Cruz.

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Publicado

2025-03-21

Como Citar

Baptistone, S. A., Lobo Gonçalves, C. ., & Kiyoko Watanabe Dellatorre, S. . (2025). Desafios glotopolíticos na formação de professores de línguas adicionais do instituto e escola de Aplicação (CAP-UERJ E EAFEUSP). Gragoatá, 30(66), e64506. https://doi.org/10.22409/gragoata.v30i66.64506.pt

Edição

Seção

(v.30, n.66) - Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas