Referencing and teaching: theoretical panorama and suggestions for reading approach

Authors

  • Leonor Werneck UFRJ
  • Manuela Colamarco

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32983

Keywords:

Referencing. Language teaching. Textual genres.

Abstract

In this article, we will present a theoretical overview about of studies on referencing, regarded as a social-cognitive process of construction of senses, according to the current studies of Text Linguistics as Mondada and Dubois (2003), Koch (2014), Cavalcante (2011), Cavalcante and Santos (2012), among other authors. In order to contribute to Portuguese language teaching, we will suggest two analyses of textual genres often studied in final years of the elementary school: fable and horror tale. Our proposal of analysis includes suggestions of activities that highlight the referential strategies used in these texts, considering them constitutive of the genres in which they occur. We intend to demonstrate, with this approach, that it is possible to articulate recent research in Text Linguistics to the teaching of grammatical and textual-discursive aspects, as proposed by the national curriculum parameters (PCN).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leonor Werneck, UFRJ

Graduação em Português-Literaturas (UFRJ-1989), Mestrado (UFRJ-1994) e Doutorado (UFRJ-2001) em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa). Ex-professora de Ensino Fundamental e Médio (Colégio Pedro II, rede municipal e particular do Rio de Janeiro). Desde 1995, atua como docente de Língua Portuguesa da UFRJ (Faculdade de Letras) e atualmente é Prof. Associado II. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística de Texto, gêneros textuais, referenciação, articulação textual, literatura infantil e juvenil e ensino de leitura. Presidente da Assel-Rio, no biênio 2008-2009. Membro do GT de Linguística de Texto e Análise da Conversação da ANPOLL. Membro do Júri do Prêmio Anual da FNLIJ. Estágio de Pós-Doutoramento sob a supervisão da Profa. Dra. Mônica Cavalcante/UFC (abril/2013-janeiro/2014), com Bolsa Pós-Doutorado Sênior do CNPq. www.leonorwerneck.com

Manuela Colamarco

É formada em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nesta mesma instituição formou-se Mestre em 2009, apresentando a dissertação A EXPRESSÃO DAS EMOÇÕES EM ATOS DE FALA NO PORTUGUÊS DO BRASIL: PRODUÇÃO E PERCEPÇÃO e, atualmente, cursa o Doutorado também na área de Língua Portuguesa do Programa de Letras Vernáculas. Durante a graduação, participou do projeto Projeto Atlas Lingüístico do Brasil - Rio de Janeiro , sob a coordenação da Professora Doutora Claudia de Souza Cunha. Também foi bolsista CNPq-PIBIC, sendo orientada pelo Professor Doutor João Antônio de Moraes. No mestrado, fez parte dos projetos Análises acústicas do português e Métodos Estatísticos no Tratamento de Dados Linguísticos , coordenados pelos Professores Doutores João Antônio de Moraes e Gastão Coelho Gomes, em respectivo e foi bolsista nota 10 da FAPERJ. Hoje é bolsista CAPES e desenvolve a pesquisa REFERENCIAÇÃO, IDEOLOGIA E INTERTEXTUALIDADE NAS FÁBULAS DE MONTEIRO LOBATO, integrando o projeto "Referenciação: concepções teóricas e aplicações pedagógicas", sob orientação da Professora Doutora Leonor Werneck dos Santos. Atua principalmente nas seguintes áreas: Linguística de Texto e ensino de Língua Portuguesa.

Published

2014-07-23

How to Cite

Werneck, L., & Colamarco, M. (2014). Referencing and teaching: theoretical panorama and suggestions for reading approach. Gragoatá, 19(36). https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32983