Usage-based functional linguistics and portuguese teaching

Authors

  • Maria Angélica Furtado da Cunha Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Edvaldo Balduino Bispo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • José Romerito Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32985

Keywords:

Functional linguistics. Linguistic analysis. Portuguese language teaching.

Abstract

In this paper we discuss the traditional and the functional approach to Portuguese language teaching. We focus on contributions of functional researches on different linguistic phenomena taught in elementary and high school, such as transitivity, relative clauses and forms of degree.  Founded on Usage-based Functional Linguistics (Martelotta, 2011; Furtado da Cunha, Bispo, Silva, 2013), we  show an alternative approach to those phenomena which are in accordance with Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

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Author Biographies

Maria Angélica Furtado da Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora titular de Linguística da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (1978) e bacharelado e licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975/6). Fez dois estágios de pós-doutorado na University of California, Santa Barbara, e um na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: gramaticalização, transitividade, gramática de construções, estrutura argumental e ensino de gramática.

Edvaldo Balduino Bispo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Licenciado em Letras, com habilitação em Línguas Portuguesa e Inglesa e respectivas Literaturas (1999), possui Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela UFRN. Atualmente, é Professor Adjunto III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Câmpus de Natal, onde atua nas áreas de Língua Portuguesa, na graduação, e de Linguística, na pós-graduação. É Vice-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN), pesquisador do Grupo de Estudos Discurso & Gramática, desenvolve pesquisas e orienta trabalhos contemplando os seguintes temas: ensino de língua portuguesa, funcionalismo, adjetivos, orações adjetivas, estratégias de relativização, transitividade e estrutura argumental.

José Romerito Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - (1981), graduação em Pedagogia pela UFRN (1990), mestrado em Estudos da Linguagem, área de concentração em Linguística aplicada, pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem - PPgEL/Letras -, UFRN (2000) e doutorado em Estudos da Linguagem (Linguística Aplicada) pelo PPgEL/UFRN (2008). É professor adjunto da UFRN, ministrando disciplinas de graduação na Escola de Ciências e Tecnologia e de pós-graduação no PPgEL. Atualmente, é vice-líder do Grupo de Pesquisa Discurso & Gramática, do PPgEL, desenvolvendo pesquisas na linha teórica da Linguística Cognitivo-Funcional.

Published

2014-07-23

How to Cite

da Cunha, M. A. F., Bispo, E. B., & Silva, J. R. (2014). Usage-based functional linguistics and portuguese teaching. Gragoatá, 19(36). https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32985