THE READER SUBJECT AND ITS HUMAN CONDITION IN THE APPROACH OF THE LITERARY TEXT IN SECONDARY EDUCATION

Authors

  • Hiudéa Tempesta Rodrigues Boberg Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Rafaela Stopa Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.32998

Keywords:

Teaching literature, Reader subject, Didactic sequence

Abstract

This article aims to discuss some issues related to the failure of the teaching of literature in school, especially for teenagers, observing that the traditional pattern can and should be replaced by an approach of the literary text that prioritizes the involvement of the reader subject with its personal reading, that enriches their impressions of the undertaken reading in the light of new theories still contributory of aesthetics of reception. To illustrate the proposal, we present a didactic sequence, which can be appropriate to teaching work, even if he/she follows current traditional programs.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Hiudéa Tempesta Rodrigues Boberg, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui mestrado e doutorado em Letras / Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis. É professora Associada no Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP / campus de Jacarezinho, onde lecionou Prática de Ensino de Literatura I e II e Literatura Portuguesa I e II na graduação, além de ministrar a disciplina Metodologia de Ensino de Literatura e Métodos e Técnicas de Pesquisa em Letras na pós-graduação lato sensu. É líder do Grupo de Pesquisa Literatura e Ensino, desenvolvendo projeto de pesquisa que aborda principalmente os seguintes temas: concepções sobre o ensino de literatura, levantamento de dados e análises sobre este ensino e propostas de intervenção pedagógica. Estes temas também são objeto de investigação de orientandos de iniciação científica na graduação e orientandos de pós-graduação.

Rafaela Stopa, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Letras/ Literatura (2005) pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho e especialização em Estudos Linguísticos e Literários (2007) pela mesma instituição. É mestre em Letras (2010) pela UNESP - campus Assis, na linha "Arquivos da memória: fontes e periódicos literários e culturais". É professora assistente do CLCA - Uenp/Campus Jacarezinho e vice-líder do Grupo de Pesquisa "Literatura e Ensino". Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira; literatura e ensino; periódicos do século XIX; crônica; Artur Azevedo.

Published

2014-12-19

How to Cite

Boberg, H. T. R., & Stopa, R. (2014). THE READER SUBJECT AND ITS HUMAN CONDITION IN THE APPROACH OF THE LITERARY TEXT IN SECONDARY EDUCATION. Gragoatá, 19(37). https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.32998