WHY A DICTIONARY IS A TEXT?

Authors

  • Marlene Gonçalves Mattes UNIRITTER
  • Félix Valentín Bugueño Miranda Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i38.33302

Keywords:

dictionary, text linguistics, type, genre.

Abstract

Dictionaries have the particularity of being similar to a book without, apparently, showing the same characteristics of other kinds of books, like scientific publications or novels. Supported by a linguistic theory, this paper aims at demonstrating that dictionaries are texts.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marlene Gonçalves Mattes, UNIRITTER

Pós-doutora em Linguística Aplicada pela Ludwig-Maximilians-Universität München, Alemanha. Doutora em Linguística Geral pela Eberhard-Karls-Universität Tübingen, Alemanha. Mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Graduada em Letras Licenciatura Plena Português- Alemão e Bacharel em Letras Tradutor-Intérprete Alemão- Francês, igualmente pela PUCRS. Pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada e em Linguística de Texto, Aquisição da Linguagem, atuando principalmente no ensino de língua materna e de língua estrangeira. Igualmente desenvolve pesquisa em Teoria e Análise Linguística. Tem experiência na Universidade Aberta do Brasil, Ensino a Distância como professora conteudista e coordenadora de disciplina. Coordena o Grupo de Estudos em Linguística Aplicada, GESLA - certificado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e cadastrado no CNPq. Integra o grupo de Estudos e Pesquisas em Lexicografia e Metalexicografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), igualmente cadastrado no CNPq. Atualmente é professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Letras do UniRitter, em Porto Alegre - RS e no Programa Associado de Pós-Graduação Doutorado em Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS). É orientadora de Mestrado e Doutorado.Coordenadora do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras do UniRitter até 31 de janeiro de 2014.

Félix Valentín Bugueño Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

possui graduação em Licenciatura En Lengua y Literatura Hispánica pela Universidad Católica de Valparaíso (1987) e doutorado em Filologia Românica pela Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg (1993) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Membro de corpo editorial do Ao Pé da Letra, Membro de corpo editorial da Letras & Letras (Online), Membro de corpo editorial da Cadernos do instituto de Letras e Membro de corpo editorial do Expressão (Santa Maria). Tem experiência na área de Lingüística , com ênfase em Lexicografia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Lexicografia, Etimologia, Crónicas de Indias, História do Lexico Espanhol.

Published

2015-06-30

How to Cite

Mattes, M. G., & Bugueño Miranda, F. V. (2015). WHY A DICTIONARY IS A TEXT?. Gragoatá, 20(38). https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i38.33302

Issue

Section

Language Articles