RHETORICAL MOVEMENTS IN WRITTEN PRODUCTIONS ON THE CELPE-BRAS EXAM

Authors

  • Regina Lúcia Péret Dell'Isola Universidade Federal de Minas Gerais
  • Natália Moreira Tosatti Cefet-MG

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i38.33310

Keywords:

writing, textual genre, rhetoric.

Abstract

In this article we will present the research result in which it was investigated the execution of a specific task by examinees taking Celpe-Bras who were being tested to prove their proficiency level in Brazilian Portuguese. Based on Swales's theory (1994, 1998) and in the genre conception as a social action proposed by Bazerman (1994, 2005), readers' letters produced by the examinees taking Celpe-Bras were analyzed. When performing task IV, which consisted of reading a report from a Brazilian periodical and writing a text to be published in the readers' letters section of the same medium, it was observed a diversity in the discursive written production. Aiming at assessing the quality of the written production, the rhetorical movements of each text produced were analyzed and these examinees' level of discursive linguistic knowledge was assessed. It was noted that, in the heading section, the examinees opted for different ways of opening the letter in which a variety of formality levels is observed. In the development of the letter, many opted for contextualizing followed by questioning the arguments presented in the base-text and defending a point of view. Even presenting different levels of proficiency, there was great concern in all the letters in our corpus to answer the command in the task heading. However, in the closing section, it was noted that in many letters the examinees ended their texts without presenting a proper closing as it would be expected in this genre. Practically all the productions presented problems with discursive coherence, having different levels of formality been used in the heading and closing. It was checked, in only a few letters, coherence in the three rhetorical movements, or three sections (heading, development and closing).

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Author Biographies

Regina Lúcia Péret Dell'Isola, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada, nível IV, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, onde é coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português ? Língua Adicional, supervisora dos cursos de extensão de Língua Portuguesa para estrangeiros, coordenadora do curso de especialização em Leitura e Produção de Texto do Programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (1982), em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984), Mestrado em Língua Portuguesa (1988) e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou sua investigação de doutoramento na Université de Montreal/Canada e defendeu sua tese em 1999. Seu primeiro estágio de pós-doutoramento foi realizado em 2006 na Universidade Federal de Pernambuco e, atualmente, com o apoio da CAPES, realiza pós-doutorado sênior como investigadora no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa em Portugal. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, leitura, gêneros textuais, produção de textos e português língua estrangeira. Atua na elaboração de provas de língua portuguesa para concursos e na avaliação de itens de provas de vestibular e do Enem. Coordenou o Programa Nacional do Livro Didático ? PNLD_Língua Portuguesa_Ensino Médio de 2012 e de 2015. Integra a Comissão Técnica do exame CELPE-Bras e é autora de diversos livros acadêmicos na área de Linguística, Linguística Aplicada e Linguística do Texto.

Natália Moreira Tosatti, Cefet-MG

Graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa) e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Faz parte do Programada de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG, desenvolvendo, como doutoranda, pesquisa sobre avaliação de proficiência em PLE. É Professora de Língua Portuguesa no Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG. Atuou como docente e coordenadora das disciplinas de PLE do Departamento de Letras, na Universidade Federal de Viçosa . Foi bolsista CAPES/REUNI no curso de Letras da UFMG, além de ter atuado como professora de Língua Portuguesa e Produção de Texto no Ensino Médio e no Ensino Superior. Trabalhou também no Unicentro Newton Paiva como tutora no curso de Letras EaD. Participou da banca de correção das provas de Redação e Língua Portuguesa do vestibular UFMG e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Conta, ainda, com experiência na aplicação e correção do Celpe-Bras, sendo membro da atual comissão técnico-científica desse exame. Sua área de atuação está voltada para o ensino e aprendizado de Português Língua Estrangeira. Em sua dissertação, defendida em 2009, investigou a funcionalidade dos gêneros textuais em materiais didáticos de PLE. Atualmente, realiza pesquisa sobre avaliação de proficiência em língua portuguesa e formação de professores de PLE.

Published

2015-06-30

How to Cite

Dell’Isola, R. L. P., & Tosatti, N. M. (2015). RHETORICAL MOVEMENTS IN WRITTEN PRODUCTIONS ON THE CELPE-BRAS EXAM. Gragoatá, 20(38). https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i38.33310

Issue

Section

Language Articles