MOVIMENTOS RETÓRICOS EM PRODUÇÕES ESCRITAS NO EXAME CELPE-BRAS

Auteurs

  • Regina Lúcia Péret Dell'Isola Universidade Federal de Minas Gerais
  • Natália Moreira Tosatti Cefet-MG

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https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i38.33310

Mots-clés:

Proficiência, Português Língua Estrangeira

Résumé

Este artigo visa a apresentar resultado de pesquisa em que se investigou a execução de uma tarefa específica por meio da qual examinandos que prestaram o Celpe-Bras foram levados a comprovar seu nível de proficiência na variante brasileira da língua portuguesa. Com base na teoria de Swales (1994, 1998) e na concepção de gênero como ação social, tal como propôs Bazerman (1994, 2005), foram analisadas 35 cartas do leitor produzidas pelos examinandos da segunda aplicação do exame Celpe-Bras no ano de 2008.  Ao realizarem a tarefa IV que consistia em ler uma reportagem da revista “Istoé” e escrever um texto para ser publicado na seção de cartas do leitor da mesma revista, verificou-se diversidade de modos de produção discursiva. discursiva. Com a finalidade de avaliar a qualidade da produção escrita, foram analisados os movimentos retóricos de cada um dos textos produzidos e verificou-se o nível de conhecimento linguístico discursivo desses examinandos. Constatou-se que, na seção de contato, os examinandos optaram por diferentes formas de abertura em que se observa variedade de níveis de formalidade. No núcleo da carta, muitos optaram pela contextualização seguida de questionamento dos argumentos apresentados e da apresentação de ponto de vista favorável ao uso do telefone celular, em diferentes níveis de proficiência, mas houve uma preocupação geral em todas as cartas do nosso corpus em atender ao comando do enunciado da tarefa. Entretanto, na seção de fechamento, verificou-se que em 15 cartas os examinandos finalizaram com o encerramento, sem o desfecho. Dessas, constatamos que apenas em nove cartas cabia esse procedimento discursivo. Finalmente, em 20 cartas consta encerramento seguido de desfecho. Praticamente todas apresentaram problemas de coerência discursiva, tendo sido empregados diferentes níveis de formalidade entre a abertura e o desfecho. Em poucas cartas verificamos coerência entre os três movimentos retóricos, ou três seções (contato, núcleo e fechamento).

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Bibliographies de l'auteur

Regina Lúcia Péret Dell'Isola, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada, nível IV, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, onde é coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português ? Língua Adicional, supervisora dos cursos de extensão de Língua Portuguesa para estrangeiros, coordenadora do curso de especialização em Leitura e Produção de Texto do Programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (1982), em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984), Mestrado em Língua Portuguesa (1988) e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou sua investigação de doutoramento na Université de Montreal/Canada e defendeu sua tese em 1999. Seu primeiro estágio de pós-doutoramento foi realizado em 2006 na Universidade Federal de Pernambuco e, atualmente, com o apoio da CAPES, realiza pós-doutorado sênior como investigadora no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa em Portugal. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, leitura, gêneros textuais, produção de textos e português língua estrangeira. Atua na elaboração de provas de língua portuguesa para concursos e na avaliação de itens de provas de vestibular e do Enem. Coordenou o Programa Nacional do Livro Didático ? PNLD_Língua Portuguesa_Ensino Médio de 2012 e de 2015. Integra a Comissão Técnica do exame CELPE-Bras e é autora de diversos livros acadêmicos na área de Linguística, Linguística Aplicada e Linguística do Texto.

Natália Moreira Tosatti, Cefet-MG

Graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa) e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Faz parte do Programada de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG, desenvolvendo, como doutoranda, pesquisa sobre avaliação de proficiência em PLE. É Professora de Língua Portuguesa no Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG. Atuou como docente e coordenadora das disciplinas de PLE do Departamento de Letras, na Universidade Federal de Viçosa . Foi bolsista CAPES/REUNI no curso de Letras da UFMG, além de ter atuado como professora de Língua Portuguesa e Produção de Texto no Ensino Médio e no Ensino Superior. Trabalhou também no Unicentro Newton Paiva como tutora no curso de Letras EaD. Participou da banca de correção das provas de Redação e Língua Portuguesa do vestibular UFMG e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Conta, ainda, com experiência na aplicação e correção do Celpe-Bras, sendo membro da atual comissão técnico-científica desse exame. Sua área de atuação está voltada para o ensino e aprendizado de Português Língua Estrangeira. Em sua dissertação, defendida em 2009, investigou a funcionalidade dos gêneros textuais em materiais didáticos de PLE. Atualmente, realiza pesquisa sobre avaliação de proficiência em língua portuguesa e formação de professores de PLE.

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Publiée

2015-06-30

Numéro

Rubrique

Artigos de Linguagem