A CONSTRUÇÃO COM VERBOS DE COGNIÇÃO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM ESTUDO PRELIMINAR

Autores

  • Sheyla Patricia Trindade da Silva Costa IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Maria Angélica Furtado da Cunha UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i40.33383

Palavras-chave:

Estrutura argumental, Verbos de cognição, Linguística Funcional Centrada no Uso.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise preliminar acerca da estrutura argumental com verbos de cognição no português brasileiro. Os dados analisados foram coletados em uma entrevista sociolinguística, cujo informante é um homem representante da fala de Natal/RN, de 50 anos, com nível de escolaridade de Ensino Fundamental II. Os resultados obtidos demonstram que a construção de estrutura argumental prototípica para os verbos de cognição corresponde a um subesquema da construção transitiva prototípica e é instanciada na grande maioria dos construtos, os quais remetem a subesquemas mais específicos, a depender do item linguístico que assume a função de objeto direto. O suporte teórico adotado é o da Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU), um modelo teórico-metodológico que absorve princípios, processos e categorias integrantes da linguística funcional norte-americana e da linguística cognitiva.

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Biografia do Autor

Sheyla Patricia Trindade da Silva Costa, IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, na disciplina de Língua Portuguesa. Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e licenciatura em Letras pela mesma Universidade (1998). Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa nos níveis fundamental, médio e superior. Atualmente é aluna do Doutorado em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria Angélica Furtado da Cunha, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Professora titular de Linguística da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (1978) e bacharelado e licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975/6). Fez dois estágios de pós-doutorado na University of California, Santa Barbara, e um na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: gramaticalização, transitividade, gramática de construções, estrutura argumental e ensino de gramática.

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Publicado

2016-07-01

Como Citar

Costa, S. P. T. da S., & Furtado da Cunha, M. A. (2016). A CONSTRUÇÃO COM VERBOS DE COGNIÇÃO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM ESTUDO PRELIMINAR. Gragoatá, 21(40). https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i40.33383

Edição

Seção

Artigos de Linguagem