Os desafios no acolhimento e no ensino de língua portuguesa para estudantes imigrantes e refugiados na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v28i60.53123

Palavras-chave:

Educação Básica. Imigrantes e refugiados. Português como Língua de Acolhimento.

Resumo

As migrações forçadas têm ocasionado a presença cada vez maior de estudantes deslocados forçados no sistema de ensino brasileiro. O objetivo deste artigo é abordar os desafios enfrentados no acolhimento e no ensino de alunos imigrantes e refugiados matriculados na Educação Básica, a partir da perspectiva docente, em dois municípios da região da Serra do Rio Grande do Sul. A pesquisa, de caráter quantitativo e qualitativo, discute o ensino de Português como Língua de Acolhimento e a formação de professores em uma perspectiva plurilíngue (CURSINO, 2020; LOPEZ, 2020). A análise dos dados é realizada por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados evidenciam a necessidade de formação docente para o ensino de língua portuguesa para imigrantes e refugiados ainda nos cursos de licenciatura e a concretização de políticas públicas para o acolhimento desse público. Ao final do artigo, sugerem-se algumas ações a fim de promover a aprendizagem e a integração desses estudantes à sociedade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Fior Postingher Balzan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Docente do IFRS-Campus Bento Gonçalves. 

Monique Dias Souza, IFRS-Campus Bento Gonçalves

Estudante do Curso de Licenciatura em Letras do IFRS-Campus Bento Gonçalves.

Júlia Sonaglio Pedrassani, IFRS-Campus Bento Gonçalves

Estudante do Curso de Licenciatura em Letras do IFRS-Campus Bento Gonçalves.

Leandro Rocha Vieira, IFRS-Campus Bento Gonçalves

Mestre em Letras e Cultura pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Técnico em Assuntos Educacionais no IFRS-Campus Bento Gonçalves.

Aléxia Islabão dos Santos , IFRS-Campus Bento Gonçalves

Estudante do Curso de Licenciatura em Letras do IFRS-Campus Bento Gonçalves.

Downloads

Publicado

2023-01-12

Como Citar

Balzan, C. F. P., Dias Souza, M. ., Sonaglio Pedrassani, J., Rocha Vieira, L. ., & Islabão dos Santos , A. . (2023). Os desafios no acolhimento e no ensino de língua portuguesa para estudantes imigrantes e refugiados na Educação Básica. Gragoatá, 28(60), e-53123. https://doi.org/10.22409/gragoata.v28i60.53123