Os desafios no acolhimento e no ensino de língua portuguesa para estudantes imigrantes e refugiados na Educação Básica

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22409/gragoata.v28i60.53123

Mots-clés :

Educação Básica. Imigrantes e refugiados. Português como Língua de Acolhimento.

Résumé

As migrações forçadas têm ocasionado a presença cada vez maior de estudantes deslocados forçados no sistema de ensino brasileiro. O objetivo deste artigo é abordar os desafios enfrentados no acolhimento e no ensino de alunos imigrantes e refugiados matriculados na Educação Básica, a partir da perspectiva docente, em dois municípios da região da Serra do Rio Grande do Sul. A pesquisa, de caráter quantitativo e qualitativo, discute o ensino de Português como Língua de Acolhimento e a formação de professores em uma perspectiva plurilíngue (CURSINO, 2020; LOPEZ, 2020). A análise dos dados é realizada por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados evidenciam a necessidade de formação docente para o ensino de língua portuguesa para imigrantes e refugiados ainda nos cursos de licenciatura e a concretização de políticas públicas para o acolhimento desse público. Ao final do artigo, sugerem-se algumas ações a fim de promover a aprendizagem e a integração desses estudantes à sociedade brasileira.

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Biographies des auteurs

  • Carina Fior Postingher Balzan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Doutora em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Docente do IFRS-Campus Bento Gonçalves. 

  • Monique Dias Souza, IFRS-Campus Bento Gonçalves

    Estudante do Curso de Licenciatura em Letras do IFRS-Campus Bento Gonçalves.

  • Júlia Sonaglio Pedrassani, IFRS-Campus Bento Gonçalves

    Estudante do Curso de Licenciatura em Letras do IFRS-Campus Bento Gonçalves.

  • Leandro Rocha Vieira, IFRS-Campus Bento Gonçalves

    Mestre em Letras e Cultura pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Técnico em Assuntos Educacionais no IFRS-Campus Bento Gonçalves.

  • Aléxia Islabão dos Santos , IFRS-Campus Bento Gonçalves

    Estudante do Curso de Licenciatura em Letras do IFRS-Campus Bento Gonçalves.

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Publiée

2023-01-12

Comment citer

Os desafios no acolhimento e no ensino de língua portuguesa para estudantes imigrantes e refugiados na Educação Básica. (2023). Gragoatá, 28(60), e-53123. https://doi.org/10.22409/gragoata.v28i60.53123