Investigando as habilidades de processamento linguístico infantil: a aquisição da distinção massivo/contábil em português brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i30.32926Palabras clave:
aquisição, contável, massivoResumen
Este trabalho investiga o papel das informações sintáticas e semânticas presentes no input linguístico no processo de aquisição da distinção entre nomes massivos e contáveis em português brasileiro (PB), em especial as informações relativas à expressão do número gramatical. Para o reconhecimento da distinção mass/count em PB, é importante a manifestação morfológica relativa a número que se manifesta nos elementos do Determiner Phrase (DP). Pode-se assumir a hipótese de que uma criança seja capaz de perceber a presença/ausência do morfema de número, tomando esta oposição como indicativa de expressão massiva ou contável. Por outro lado, a presença de nomes nus em posições argumentais no PB torna o input ambíguo no que se refere a mass e count nouns. Tal situação constitui um problema para a criança que adquire o PB. Nesse caso, assumiu-se a hipótese de que a criança usa informação não morfológica, mas sim semântica (contextual), na interpretação de DP´s ambíguos. Portanto, os objetivos deste estudo são a) verificar se a criança toma a presença do morfema de número como indicativa de leitura contável; e b) verificar como a criança procede na interpretação de DP´s ambíguos. Usando o paradigma metodológico da Seleção de Imagens, testaram-se dois grupos de crianças (um na faixa de 36 meses de idade média, e outro na faixa de 60 meses) e um grupo de adultos, com os resultados sustentando a idéia de que tanto informação morfossintática quanto informação semântico-contextual são relevantes na aquisição de nomes massivos e contáveis em PB.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.