Investigando as habilidades de processamento linguístico infantil: a aquisição da distinção massivo/contábil em português brasileiro

Auteurs

  • José Ferrari Neto UFPB

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i30.32926

Mots-clés:

aquisição, contável, massivo

Résumé

Este trabalho investiga o papel das informações sintáticas e semânticas presentes no input linguístico no processo de aquisição da distinção entre nomes massivos e contáveis em português brasileiro (PB), em especial as informações relativas à expressão do número gramatical. Para o reconhecimento da distinção mass/count em PB, é importante a manifestação morfológica relativa a número que se manifesta nos elementos do Determiner Phrase (DP). Pode-se assumir a hipótese de que uma criança seja capaz de perceber a presença/ausência do morfema de número, tomando esta oposição como indicativa de expressão massiva ou contável. Por outro lado, a presença de nomes nus em posições argumentais no PB torna o input ambíguo no que se refere a mass e count nouns. Tal situação constitui um problema para a criança que adquire o PB. Nesse caso, assumiu-se a hipótese de que a criança usa informação não morfológica, mas sim semântica (contextual), na interpretação de DP´s ambíguos. Portanto, os objetivos deste estudo são a) verificar se a criança toma a presença do morfema de número como indicativa de leitura contável; e b) verificar como a criança procede na interpretação de DP´s ambíguos. Usando o paradigma metodológico da Seleção de Imagens, testaram-se dois grupos de crianças (um na faixa de 36 meses de idade média, e outro na faixa de 60 meses) e um grupo de adultos, com os resultados sustentando a idéia de que tanto informação morfossintática quanto informação semântico-contextual são relevantes na aquisição de nomes massivos e contáveis em PB.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

José Ferrari Neto, UFPB

Graduado em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), especializado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre e doutor em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica (RJ). Tem experiência em docência e pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística e Aquisição da Linguagem. Foi Professor Assistente de Língua Portuguesa e Linguística Geral na UCP e Professor de Linguística na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é Professor de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atuando no LAPROL (Laboratório de Processamento Linguístico).

##submission.downloads##

Publiée

2011-06-30

Numéro

Rubrique

Artigos de Linguagem