O SUJEITO LEITOR E SUA CONDIÇÃO HUMANA NA ABORDAGEM DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Hiudéa Tempesta Rodrigues Boberg Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Rafaela Stopa Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.32998

Palabras clave:

Ensino de literatura, Sujeito leitor, Sequência didática

Resumen

O artigo tem a finalidade de discutir algumas questões relacionadas ao fracasso do ensino da literatura na escola, notadamente para adolescentes, observando que o padrão tradicional pode e deve ser substituído por uma abordagem do texto literário que priorize o envolvimento do sujeito leitor com sua leitura pessoal, que valorize suas impressões da leitura empreendida, à luz das novas teorias ainda tributárias da estética da recepção. Para ilustrar a proposta, apresenta-se uma sequência didática, que pode ser adequada ao trabalho docente, mesmo que ele ainda se prenda aos programas tradicionais vigentes.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hiudéa Tempesta Rodrigues Boberg, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui mestrado e doutorado em Letras / Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis. É professora Associada no Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP / campus de Jacarezinho, onde lecionou Prática de Ensino de Literatura I e II e Literatura Portuguesa I e II na graduação, além de ministrar a disciplina Metodologia de Ensino de Literatura e Métodos e Técnicas de Pesquisa em Letras na pós-graduação lato sensu. É líder do Grupo de Pesquisa Literatura e Ensino, desenvolvendo projeto de pesquisa que aborda principalmente os seguintes temas: concepções sobre o ensino de literatura, levantamento de dados e análises sobre este ensino e propostas de intervenção pedagógica. Estes temas também são objeto de investigação de orientandos de iniciação científica na graduação e orientandos de pós-graduação.

Rafaela Stopa, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Letras/ Literatura (2005) pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho e especialização em Estudos Linguísticos e Literários (2007) pela mesma instituição. É mestre em Letras (2010) pela UNESP - campus Assis, na linha "Arquivos da memória: fontes e periódicos literários e culturais". É professora assistente do CLCA - Uenp/Campus Jacarezinho e vice-líder do Grupo de Pesquisa "Literatura e Ensino". Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira; literatura e ensino; periódicos do século XIX; crônica; Artur Azevedo.

##submission.downloads##

Publicado

2014-12-19

Cómo citar

Boberg, H. T. R., & Stopa, R. (2014). O SUJEITO LEITOR E SUA CONDIÇÃO HUMANA NA ABORDAGEM DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO. Gragoatá, 19(37). https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.32998

Número

Sección

Artigos de Literatura