Desejo feminino e subjetividade em narrativas de língua inglesa: en(cena)ção ficcional de amores

Autores/as

  • Maria Conceição Monteiro UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.2011n31a33049

Palabras clave:

adultério, corpo, desejo erótico, feminismo, subjetividade

Resumen

Focado no romance produzido no âmbito das literaturas de língua inglesa, o texto parte de um recorte temático que colocará em relevo as figurações narrativas da vida conjugal. Trata-se pois de explorar o casamento num sentido duplo: o “casamento” (perfeito) entre a forma do romance e a encenação ficcional de amores; e o casamento enquanto tema de romances. Privilegiando-se o subtema do adultério de personagens femininas, a análise incide em momentos especialmente intensos das tramas romanescas (“cenas”, nos quais o desejo eclode em forma textual até certo ponto destacável do conjunto narrativo em que se insere). Como ilustração da teoria, propõe-se uma leitura do romance The End of the Affair (1951), de Graham Greene.

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Biografía del autor/a

Maria Conceição Monteiro, UERJ

Doutora em Literatura Comparada (Universidade Federal Fluminense (UFF) e Nottingham University, 1998) com pós-doutorado na área de Literatura Inglesa (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2002). Atualmente é professora titular de Literaturas de Língua Inglesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora do CNPq. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, gênero, feminismo, gótico e narrativa.

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Publicado

2011-12-30

Cómo citar

Monteiro, M. C. (2011). Desejo feminino e subjetividade em narrativas de língua inglesa: en(cena)ção ficcional de amores. Gragoatá, 16(31). https://doi.org/10.22409/gragoata.2011n31a33049

Número

Sección

Artigos de Literatura