Desejo feminino e subjetividade em narrativas de língua inglesa: en(cena)ção ficcional de amores
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.2011n31a33049Palabras clave:
adultério, corpo, desejo erótico, feminismo, subjetividadeResumen
Focado no romance produzido no âmbito das literaturas de língua inglesa, o texto parte de um recorte temático que colocará em relevo as figurações narrativas da vida conjugal. Trata-se pois de explorar o casamento num sentido duplo: o “casamento” (perfeito) entre a forma do romance e a encenação ficcional de amores; e o casamento enquanto tema de romances. Privilegiando-se o subtema do adultério de personagens femininas, a análise incide em momentos especialmente intensos das tramas romanescas (“cenas”, nos quais o desejo eclode em forma textual até certo ponto destacável do conjunto narrativo em que se insere). Como ilustração da teoria, propõe-se uma leitura do romance The End of the Affair (1951), de Graham Greene.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.