Sistemas de gêneros e recontextualização da ciência na mídia eletrônica
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.2010n28a33099Palabras clave:
Gênero discursivo. Esfera de atividade humana. Sociorretórica. Popularização da ciênciaResumen
Neste trabalho, exploro o processo de popularização da ciência a partir de dois conceitos: sistema de gêneros e recontextualização. Combino as concepções sociorretórica e sistêmico-funcional de gênero discursivo com a perspectiva sócio-histórica (conforme creditada a Mikhail Bakhtin e a outros autores na mesma linha) para definir gênero como um evento discursivo recorrente em esferas específicas de atividade humana. Enfoco o processo discursivo implementado pela midiatização de pesquisas científicas em publicações de popularização da ciência divulgadas na internet. A transposição de um conteúdo ideacional da ciência (a nova pesquisa, sua metodologia e seus resultados) para a mídia eletrônica se dá por um movimento de recontextualização que realoca (partes ou todo de) textos de uma esfera de atividade humana para outra, dando visibilidade a um fluxo contínuo entre gêneros de um mesmo sistema de produção e manutenção da ciência.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.