A contingência das ordens: a literatura como observação entre o atual e o potencial

Autores/as

  • Michael Korfmann UFRGS
  • Filipe Kegles Kepler UFRGS

Palabras clave:

Contingência. Literatura moderna. Niklas Luhmann. Teoria dos sistemas

Resumen

O conceito de contingência forma um dos pilares da teoria do sociólogo alemão Niklas Luhmann (1927-1998) e relaciona-se à produção de sentido e à compreensão do atual como uma seleção possível dentre outras potenciais. Enquanto outras áreas funcionais como o direito ou a ciência buscam manter o grau de contingência ao mínimo em nome de sua funcionalidade, o sistema da arte justamente tematiza e potencializa o caráter contingente dos processos seletivos de gerar sentido. A literatura, por sua vez, apresenta-se como observação de segunda ordem que oscila entre o atual e o potencial e, apontando para o ponto cego da observação, aguça o olhar para formas possíveis de ordem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Michael Korfmann, UFRGS

Graduado em Germanística pela Universitaet Heidelberg (Ruprecht-Karls), Mestre em Germanística e Americanística pela Freie Universitaet Berlin e Doutor em Literatura Comparada pela UFRGS; desenvolveu estágio de pósdoutoramento junto à Universidade de Bonn, Alemanha (2006). Atualmente é professor do Instituto de Letras da UFRGS, onde atua como coordenador da Área de Literaturas Estrangeiras Modernas, no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, e é editor da revista digital Contingentia. Tem inúmeras publicações sobre literatura, os media e a teoria dos sistemas.

Filipe Kegles Kepler, UFRGS

Bacharelando do curso de Letras da UFRGS e co-autor, junto com Michael Korfmann, de dois artigos sobre literatura e cinema: “A literatura e o cinema como novo medium artístico: Hanns Heinz Ewers e O estudante de Praga (1913)”, na revista Pandaemonium Germanicum (2008), e “A configuração medial da literatura”, na revista Contingentia (2007). Traduziu, para a revista Contingentia, uma série de textos de Rainer Maria Rilke.

##submission.downloads##

Publicado

2009-12-30

Cómo citar

Korfmann, M., & Kepler, F. K. (2009). A contingência das ordens: a literatura como observação entre o atual e o potencial. Gragoatá, 14(27). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33108

Número

Sección

Artigos de Linguagem