Os estranhos filhos de Catarina Nunes de Almeida

Autores/as

  • Virgínia Boechat USP

Palabras clave:

Catarina Nunes de Almeida. Metamorfoses da linguagem. Mirabilia. Poesia portuguesa do século XXI

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar a poesia de Catarina Nunes de Almeida através de uma incursão por seus dois livros publicados, de 2006 e 2008. Nesse intuito, privilegia a leitura da metamorfose nos diversos níveis da linguagem poética dessa novíssima autora portuguesa, o que passa por observar o papel do erotismo e da água nessas transformações, comparar imagens e poemas a uma lista de mirabilia, além de entender um pouco da releitura da tradição cultural portuguesa ali proposta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Virgínia Boechat, USP

Doutoranda em Literatura Portuguesa na USP, onde desenvolve pesquisa sobre a poesia de Sophia de M. B. Andresen, com bolsa da FAPESP. Recentemente publicou o artigo “A quantas gentes vês porás o freio”, na revista Forma Breve (2007), da Universidade de Aveiro, Portugal, e uma entrevista com o poeta português Luís Quintais na revista Metamorfoses (2009), da Cátedra Jorge de Sena (UFRJ). Como poeta, publicou o livro Prelúdio para arco e flecha (Oficina Raquel, 2008).

##submission.downloads##

Publicado

2009-12-30

Cómo citar

Boechat, V. (2009). Os estranhos filhos de Catarina Nunes de Almeida. Gragoatá, 14(27). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33114

Número

Sección

Artigos de Linguagem