Modernismo brasileño y vanguardia argentina: filiaciones y homenajes (Macedonio y Mario: um diálogo fictício)
Palabras clave:
Vanguarda, Modernismo, Romance, Margem, Alta cultura, Cultura de massasResumen
Modernismo brasileiro e vanguarda argentina: filiações e homenagens (Macedonio e Mario: Um diálogo fictício)
As relações entre a literatura brasileira e a literatura argentina apresentam, em primeiro lugar, a sedução da diferença de línguas. Da mesma maneira, o modernismo brasileiro é, como a vanguarda argentina, uma polifonia que os críticos tentam delimitar. Na América Latina, o romance tem sido um gênero particularmente privilegiado para marcar a forma irreverente da margem cultural. Na Argentina, Macedonio Fernández é o ponto de virada na história do romance, alterando consideravelmente os fundamentos epistêmicos da representação. No Brasil, é justamente Mário de Andrade quem põe em crise o marco do gênero.
---
Artigo em espanhol.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.