Interaction, ratés de l’intercompréhension et identité professionnelle: traces discursives du social

Autores/as

  • Marty Laforest Université du Québec à Trois-Rivières, Canada

Palabras clave:

interação, análise da conservação, identidade profissional, saberes implícitos

Resumen

Interação, falhas de intercompreensão e identidade profissional: traços discursivos do social

Depois de fazer um breve histórico do paradigma interacional nas ciências da linguagem, pretende- se demonstrar neste artigo a utilidade de se tomar como apoio para a análise interacional as pistas discursivas deixadas pelas “falhas na intercompreensão”. Uma tal falha revela a nãocoincidência das expectativas dos interlocutores e da interpretação que eles fazem daquilo que lhes é dito em uma dada situação. Dois relatórios de atividades produzidos durante uma reunião de trabalho numa maternidade quebequense são analisados. Os resultados mostram que a falha na intercompreensão deve-se, nessa situação, ao fato de que a locutora produtora dos relatórios – uma futura “parteira” ainda em formação – não possui o saber implícito compartilhado pelas parteiras efetivas e, por essa razão, não consegue selecionar adequadamente os elementos que devem constar do relatório. Essa apropriação incompleta do saber implícito é sinal de uma identidade profissional em processo de aquisição.

---

Artigo em francês

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marty Laforest, Université du Québec à Trois-Rivières, Canada

Professora de lingüística da Université du Québec à Trois-Rivières, desenvolve suas pesquisas no campo da análise do discurso, da sociolingüística e da pragmática. Hoje, interessa-se particularmente pela relação de conflito no discurso e pela negociação do sentido na interação. Organizou recentemente um livro sobre o mal-entendido (Le malentendu : Dire, mésentendre, mésinterpréter, 2005).

##submission.downloads##

Publicado

2006-06-30

Cómo citar

Laforest, M. (2006). Interaction, ratés de l’intercompréhension et identité professionnelle: traces discursives du social. Gragoatá, 11(20). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33237