Os recursos anisocrônicos e seus efeitos de sentido em "Último capítulo"

Autores/as

  • Patrícia Alves Cardoso UEMG

Palabras clave:

Machado de Assis, contos, efeitos de sentido

Resumen

No presente trabalho procuramos observar como os procedimentos temporais atuam na produção de sentidos no discurso machadiano. Para a realização do estudo, analisamos o conto "Último capítulo", do livro História sem data, de Machado de Assis. Definido o texto, estabelecemos um percurso teórico com fontes distintas na expectativa de observarmos os componentes temporais em termos de investimentos retóricos que implicam em efeitos de sentidos na organização textual. O principal objetivo, da pesquisa, foi o de verificar como os elementos temporais são explorados retoricamente em função de ganhos poéticos e na produção de uma maior ambigüidade no plano de significação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia Alves Cardoso, UEMG

Professora da Fundação Educacional de Ituiutaba, Campus Fundacional da Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestre em Teoria da Literatura, pela UNESP e Doutoranda também pela UNESP, campus de São José do Rio Preto/SP.

##submission.downloads##

Publicado

2005-07-19

Cómo citar

Cardoso, P. A. (2005). Os recursos anisocrônicos e seus efeitos de sentido em "Último capítulo". Gragoatá, 10(18). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33286