A PALAVRA, OS DISCURSOS E A DINÂMICA DAS MEMÓRIAS

Autores/as

  • Anderson Salvaterra Magalhães Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i38.33298

Palabras clave:

léxico, estudos bakhtinianos, dimensão ético-política e estética da linguagem

Resumen

Neste artigo, o objetivo é demonstrar, a partir de uma breve análise do processamento semiótico-dialógico de um vocábulo de sua gênese até o registro em verbete, como a palavra pode movimentar discursos que sustentam e são sustentados por valores constitutivos do grupo social que mobiliza a linguagem e, assim, introjetar, na memória da língua, não apenas formas linguísticas, mas também juízo, visão de mundo. De um ponto de vista dialógico de linguagem, argumenta-se que a língua, na condição de sistema de signos ideológicos, é um construto sociocultural e, por isso, é interdependente do processo de formação de grupos sociais. A análise desenvolvida mostra que o léxico pode, por vezes, sinalizar, pela forma, a convergência linguística e, pelos discursos que mobiliza na contemporaneidade, pode, por outras vezes, apontar a distinção de vernáculos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson Salvaterra Magalhães, Universidade Federal de São Paulo

Graduado em Letras: Português-Inglês (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestre em Linguística Aplicada pela mesma universidade (2004), sob orientação do Prof. Luiz Paulo da Moita Lopes, e doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (CNPq/2010), orientado pela Profª Beth Brait. De setembro de 2007 a agosto de 2008, desenvolveu estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (CAPES), supervisionado pela Profª Marília Amorim. Foi Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) de 2011 a 2014, onde coordenou o projeto de pesquisa "A recepção da teoria dialógica no Brasil: sujeitos, linguagens e culturas na construção de conhecimento", apoiado pela FAPERGS. Atualmente é Professor Adjunto do Programa de Mestrado em Letras e vice-chefe do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É líder, junto com o Prof. João Marcos Mateus Kogawa, do GP/CNPq/UNIFESP Semiologia e discurso, além de membro/pesquisador do GP/CNPq/PUC-SP Linguagem, identidade e memória (www.linguagemememoria.com.br), liderado pela Profª Beth Brait, e do GP/CNPq/UFSM Literatura, linguagem, memória, liderado pela Profª Silvia Paraense e pela Profª Raquel Trentin. Integra também o projeto "Fundamentos e desdobramentos da perspectiva dialógica para a análise de discursos verbais e verbo visuais" (CNPq), coordenado pela Profª Beth Brait. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: dialogismo, análise do discurso, memória cultural.

##submission.downloads##

Publicado

2015-06-30

Cómo citar

Magalhães, A. S. (2015). A PALAVRA, OS DISCURSOS E A DINÂMICA DAS MEMÓRIAS. Gragoatá, 20(38). https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i38.33298

Número

Sección

Artigos de Linguagem