A PALAVRA, OS DISCURSOS E A DINÂMICA DAS MEMÓRIAS
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i38.33298Mots-clés:
léxico, estudos bakhtinianos, dimensão ético-política e estética da linguagemRésumé
Neste artigo, o objetivo é demonstrar, a partir de uma breve análise do processamento semiótico-dialógico de um vocábulo de sua gênese até o registro em verbete, como a palavra pode movimentar discursos que sustentam e são sustentados por valores constitutivos do grupo social que mobiliza a linguagem e, assim, introjetar, na memória da língua, não apenas formas linguísticas, mas também juízo, visão de mundo. De um ponto de vista dialógico de linguagem, argumenta-se que a língua, na condição de sistema de signos ideológicos, é um construto sociocultural e, por isso, é interdependente do processo de formação de grupos sociais. A análise desenvolvida mostra que o léxico pode, por vezes, sinalizar, pela forma, a convergência linguística e, pelos discursos que mobiliza na contemporaneidade, pode, por outras vezes, apontar a distinção de vernáculos.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.