A EPÊNTESE NO PORTUGUÊS BRASILEIRO EM UMA PERSPECTIVA MULTIRREPRESENTACIONAL

Autores/as

  • Maria Mendes Cantoni UFMG, CNPq

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i38.33308

Palabras clave:

Epêntese, Acento, Fonologia de Uso, Português Brasileiro

Resumen

Este trabalho trata da epêntese no português brasileiro e sua interação com o acento da palavra. Em especial, avalia-se o caráter gradiente da epêntese, tanto em termos lexicais e estruturais, quanto em termos fonéticos. A principal contribuição deste trabalho é discutir o fenômeno da epêntese sob uma perspectiva teórica inovadora, com base na Fonologia de Laboratório e nos Modelos Multirrepresentacionais. Dados coletados experimentalmente indicam que há gradiência lexical na implementação da epêntese, bem como do fenômeno de acentuação de vogais epentéticas. Verificou-se ainda que as vogais epentéticas acentuadas apresentam duração intermediária entre as vogais epentéticas átonas e as vogais correspondentes plenas, havendo portanto gradiência fonética na implementação do fenômeno. Sugere-se neste estudo que os dados levantados dão suporte a uma visão multidimensional das representações sonoras e que o sistema linguístico encontra-se organizado em redes de relações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Mendes Cantoni, UFMG, CNPq

possui graduação em Língua Portuguesa e em Língua Latina (UFMG, 2006), mestrado em Linguística (UFMG, 2009) e doutorado em Linguística (UFMG, 2012). Realizou estágio de doutorado sanduíche no Lyon Neuroscience Research Center (França, 2011) e pós-doutorado na UFMG (2014). Cursa graduação em Engenharia Elétrica (UFMG), desenvolvendo certificado em Ciência e Tecnologia da Fala. Possui experiência docente em Fonética e Fonologia, Sintaxe, Semântica e línguas estrangeiras. Atua nas áreas de Fonética e Fonologia Experimental, Linguística Cognitiva, Ciência e Tecnologia da Fala.

##submission.downloads##

Publicado

2015-06-30

Cómo citar

Cantoni, M. M. (2015). A EPÊNTESE NO PORTUGUÊS BRASILEIRO EM UMA PERSPECTIVA MULTIRREPRESENTACIONAL. Gragoatá, 20(38). https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i38.33308

Número

Sección

Artigos de Linguagem