A RELAÇÃO ENTRE DIALETOLOGIA E HISTÓRIA: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O ESTUDO DO PORTUGUÊS USADO EM MINAS GERAIS

Autores/as

  • Ana Paula Antunes Rocha Universidade Federal de Ouro Preto
  • Francisco Eduardo Andrade Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i40.33374

Palabras clave:

Dialetologia, História, dialetos mineiros, representação espacial

Resumen

Este texto apresenta uma síntese dos trabalhos dialetológicos já realizados sobre Minas Gerais. A descrição do português usado no estado aponta a delimitação de três ou quatro áreas dialetais básicas, divisão que aparentemente pode ser explicada por fatores históricos. O objetivo do texto é discutir os problemas decorrentes da tentativa de se explicar a divisão dialetal do estado à luz da cartografia e da historicidade convencionais, as quais nem sempre levam em conta o dinamismo do tempo e do espaço.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Antunes Rocha, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Letras (1997), mestre em Letras (2001) pela UFJF e doutora em Letras (2006) pela PUC-RJ. Realizou estágio pós-doutoral em Letras Vernáculas na UFRJ (2012). Leciona Língua Portuguesa e Linguística no curso de Letras da UFOP. Como pesquisadora, interessa-se sobretudo pela descrição e pela análise do português escrito e falado em Minas Gerais, em perspectiva tanto sincrônica quanto diacrônica, especialmente no que tange às formas tratamentais, às formas pronominais e ao léxico.

Francisco Eduardo Andrade, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2002). Tem pós-doutorado, com estágio na EHESS - Paris. Atualmente é coordenador da coleção Historiografia de Minas Gerais, da Autêntica Editora, e professor da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia da história, fronteira e territorialidade, história das práticas minerárias e agrárias, poderes e administração do Estado na América portuguesa.

##submission.downloads##

Publicado

2016-07-01

Cómo citar

Rocha, A. P. A., & Andrade, F. E. (2016). A RELAÇÃO ENTRE DIALETOLOGIA E HISTÓRIA: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O ESTUDO DO PORTUGUÊS USADO EM MINAS GERAIS. Gragoatá, 21(40). https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i40.33374

Número

Sección

Artigos de Linguagem