'Vento', esboço de um romance de Mario de Andrade
Palabras clave:
Ficção de Mário de Andrade, processo de criação, manuscritos e crítica genética.Resumen
O presente estudo focaliza o percurso da criação de Mário de Andrade no romance inacabado Vento, narrativa a princípio autônoma que, na mobilidade da criação, sofre transformações, fragmentações e translados até 1945, quando o escritor vem a falecer deixando planos, esboços e versões não concluídas. O desenvolvimento da psicologia dos personagens e dos motivos da narrativa faz com que o manuscrito transcenda a dimensão de simples esboço, valendo como uma primeira versão fragmentária da obra e como instrumento para a análise de certas marcas da ficção mariodeandradiana, concluída ou não.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.