Vanguardistas primitivos: tango, samba y poesia

Autores/as

  • Florencia Garramuño Universidade de Buenos Aires

Palabras clave:

literatura, música popular, vanguarda, nacionalização.

Resumen

A crítica literária tem compreendido as vanguardas argentina e brasileira como um esforço de nacionalização de suas respectivas culturas. Essa nacionalização é contemporânea de um outro fenômeno de nacionalização: a do tango e do samba, que nesses mesmos anos passam de se considerar símbolos étnicos a se conformar como imagens da nação. Este trabalho tenta quebrar a distinção entre cultura alta e cultura popular na análise das diferenças que constituem uma cultura, perscrutando a interseção das vanguardas e do tango e do samba no processo de imaginar uma nação. A análise de textos da vanguarda argentina e brasileira permeados pelo tango e pelo samba permite uma visão mais complexa desse processo, encenando as polêmicas que conformam uma cultura.

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Artigo em espanhol.

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Biografía del autor/a

Florencia Garramuño, Universidade de Buenos Aires

Professora Associada de Literatura Brasileira na Universidade de Buenos Aires e professora-visitante na Universidade de San Andres. Recebeu seu PHD em Romance languages e literatures da Universidade de Princeton. Publicou Genealogias culturales: Argentina, Brasil y Uruguay en la novela contemporánea e artigos em livros coletivos e revistas.

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Publicado

2016-10-08

Cómo citar

Garramuño, F. (2016). Vanguardistas primitivos: tango, samba y poesia. Gragoatá, 7(12). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33536

Número

Sección

Artigos de Literatura