Fissuras do real: desvios da mimese na dramaturgia brasileira contemporânea

Autores

  • Elen de Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i47.33613

Palavras-chave:

dramaturgia contemporânea, desvios do real, mimese teatral, literatura dramática.

Resumo

Com base na abordagem de quatro obras, Apocalipse 1,11, do Teatro da Vertigem, Agreste e Projeto Body Art, de Newton Moreno, e Amores surdos, de Grace Passô, pretende-se reconhecer proposições de inserção de elementos desviantes do real ou do referencial de representação no teatro contemporâneo. Nesse sentido, as obras lidabym, cada qual com uma poética particular, com elementos estranhos que marcam desvios de comportamento, provocando assim um deslocamento quanto à composição da mimese teatral, e aproximam-se das percepções da realidade social em suas múltiplas marginalizações e formas de leitura.

 

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DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2018n47a1171

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Biografia do Autor

Elen de Medeiros, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora de Literatura e Teatro na Faculdade de Letras da UFMG. Doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp.

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Publicado

2018-12-29

Como Citar

de Medeiros, E. (2018). Fissuras do real: desvios da mimese na dramaturgia brasileira contemporânea. Gragoatá, 23(47), 994-1007. https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i47.33613

Edição

Seção

Artigos de Literatura