Fissuras do real: desvios da mimese na dramaturgia brasileira contemporânea

Auteurs

  • Elen de Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i47.33613

Mots-clés :

dramaturgia contemporânea, desvios do real, mimese teatral, literatura dramática.

Résumé

Com base na abordagem de quatro obras, Apocalipse 1,11, do Teatro da Vertigem, Agreste e Projeto Body Art, de Newton Moreno, e Amores surdos, de Grace Passô, pretende-se reconhecer proposições de inserção de elementos desviantes do real ou do referencial de representação no teatro contemporâneo. Nesse sentido, as obras lidabym, cada qual com uma poética particular, com elementos estranhos que marcam desvios de comportamento, provocando assim um deslocamento quanto à composição da mimese teatral, e aproximam-se das percepções da realidade social em suas múltiplas marginalizações e formas de leitura.

 

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DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2018n47a1171

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Biographie de l'auteur

  • Elen de Medeiros, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professora de Literatura e Teatro na Faculdade de Letras da UFMG. Doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp.

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Publiée

2018-12-29

Numéro

Rubrique

Artigos de Literatura

Comment citer

Fissuras do real: desvios da mimese na dramaturgia brasileira contemporânea. (2018). Gragoatá, 23(47), 994-1007. https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i47.33613