Língua de acolhimento e ensino de língua materna em periferias urbanas: uma reflexão discursiva

Autores/as

  • Fernanda Moraes D'Olivo Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM) UFF (Pós-doutoranda)
  • Raphael de Morais Trajano Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i48.33624

Palabras clave:

Língua materna, periferia urbana, língua de acolhimento, refugiados, análise de discurso materialista.

Resumen

Neste artigo, buscamos compreender os sentidos produzidos pela língua na sua relação com os sujeitos em duas situações: ensino de português como língua materna na periferia de uma grande cidade e ensino de português como língua de acolhimento. A partir da perspectiva da Análise de Discurso Materialista e de trabalhos que consideram a língua com base em uma visão discursiva, iremos refletir sobre processos de tensão e resistência dos sujeitos – sejam eles advindos de periferias ou de situações de refúgio – em relação à língua que lhes é ensinada.

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Biografía del autor/a

Fernanda Moraes D'Olivo, Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM) UFF (Pós-doutoranda)

Professora da graduação e pós-graduação da Faculdade de Letras da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques. Pós-doutoranda em Ciências da Linguagem na UFF.

Raphael de Morais Trajano, Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM)

Professor da graduação e pós-graduação da Faculdade de Letras da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques. Pós-doutor em Ciências da Linguagem na UFF.

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Publicado

2019-04-30

Cómo citar

D’Olivo, F. M., & Trajano, R. de M. (2019). Língua de acolhimento e ensino de língua materna em periferias urbanas: uma reflexão discursiva. Gragoatá, 24(48), 160-176. https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i48.33624