Certos elementos do discurso na literatura oriunda das imigrações e a identidade teatral do contador de histórias de Tahar Ben Jelloun
Palabras clave:
francofonia, Tahar Bem Jelloun, desterritorialização, tragédia, contador de histórias.Resumen
A literatura francófona magrebina, oriunda dos processos de imigração, tem por temas principais o hibridismo cultural e da exclusão socioeconômica e cultural. O caráter desterritorializado dessa literatura confere-lhe "étrangeté" e "terror" - conceitos relativos à tragédia do exí1io, da distância e da solidão. No trabalho de Tahar Ben Jelloun, sobretudo nos três romances em que o narrador é um contador de histórias, este personagem torna-se uma voz privilegiada na expressão da étrangeté e do terror. Seu discurso, sua retórica e sua teatralidade expressam uma identidade lábil, fragmentária, ora imaginária, ora projetada, como a do magrebino exilado que vive entre dois mundos, duas línguas e várias culturas (árabe, berbere, judia ... ). A narração do contador é polifônica, dialógica e intervocal. Sua excepcionalidade social é expressa, nos textos, através de uma excepcionalidade física ou mental: cego, maneta ou louco, ele conhece uma realidade invertida, mágica. Em sua inversão, de possuidor da história, passa a possuído por ela. Torna-se, então, um exorcista, que precisa se libertar do livro. Livro que é identidade, salvação ou veneno - pharmakon, portanto. Identidade ambígua, como a do magrebino exilado.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.