Discurso, corpo e identidade: masculinidade hegemônica como comunidade imaginada na escola
Palabras clave:
identidade, discurso, masculinidade, contexto escolar.Resumen
Ao relatar pesquisa de natureza etnográfica em que se investiga a construção da masculinidade hegemônica em contexto de letramento escolar, este trabalho mostra que tanto o discurso como o corpo têm papel central nessa construção. A análise focaliza duas práticas narrativas privadas entre meninos sobre futebol e sexo e, ao utilizar o construto teórico de posicionamento interacional, indica que o discurso e os práticas reflexivas do corpo como materialidade são constitutivos da masculinidade hegemônica como comunidade imaginada. Ao concluir, ressalta-se que os processos de destradicíonalização típicos da reflexividade intensa que se vive hoje na modernidade tardia, que questionam, entre outros aspectos, a masculinidade hegemônica, não são porte do espaço de letramento escolar estudado. Argumenta-se que isso só será possível se compreendermos as práticas de letramento escolar como eventos sociais em que sentidos sobre quem somos na vida social estão sendo construídos.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.