“It didn’t Happen that Way”: The Role of Narrative Inconsistencies in Margaret Atwood’s Dystopia the Handmaid’s Tale

Autores

  • Fernanda Menegotto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Elaine Universidade Federal do Rio Grande de Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i55.47376

Resumo

“Não Aconteceu Assim”: o Papel das Inconsistências Narrativas na Distopia the Handmaid’s Tale, de Margaret

Este trabalho analisa a função das inconsistências narrativas presentes no romance distópico The Handmaid’s Tale (1985), de Margaret Atwood, a partir do modelo construtivista proposto por Meir Sternberg e Tamar Yacobi (2015) em sua discussão a respeito da (in)confiabilidade nas narrativas. A análise aqui proposta sugere que as inconsistências geradas a partir da justaposição da narrativa de Offred e do epílogo do romance—na forma da transcrição de um simpósio ocorrido no ano de 2195—, têm um propósito específico. Este pode ser entendido por meio da aplicação de dois mecanismos interpretativos propostos por Sternberg e Yacobi: aquele relacionado à perspectiva específica adotada no texto e aquele que diz respeito aos objetivos temáticos do texto—sua função. Ao pensar no romance como um ato comunicativo, exploramos de que maneira ele se engaja com as noções tanto de desespero quanto de esperança que estão imbricadas na escrita distópica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Menegotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Letras - Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como área de interesse os estudos de adaptação e as relações entre as literaturas de língua inglesa e outras mídias.

Elaine, Universidade Federal do Rio Grande de Sul

Doutora em Literatura Comparada, Professora do Departamento de Línguas Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Tradução Olga Fedossejeva (UFRGS/CNPq) e do Grupo Intermídia (UFMG/CNPq).

Downloads

Publicado

2021-05-01

Como Citar

Nunes Menegotto, F., & Barros Indrusiak, E. (2021). “It didn’t Happen that Way”: The Role of Narrative Inconsistencies in Margaret Atwood’s Dystopia the Handmaid’s Tale. Gragoatá, 26(55), 588-619. https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i55.47376

Edição

Seção

v. 26 n. 55 (2021): Distopia na arte contemporânea: uma estética de resistência