A interface sociolinguística / gramaticalização

Autores/as

  • Anthony Julius Naro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Maria Luiza Braga Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palabras clave:

variação lingüística, gramaticalização, divergência, estratificação

Resumen

Neste trabalho, discutimos a aplicação da análise quantitativa à gramaticalização, a partir dos princípios da divergência e estratificação. Defendemos que a variação estratificada pode ser investigada segundo a metodologia quantitativa, mas que a divergência cria uma situação mais complicada. Sustentamos, todavia, que, nos estágios iniciais da mudança, as formas/estruturas divergentes precisam ter significado igual ou semelhante, condição para a aplicação da reanálise.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anthony Julius Naro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor Titular de Lingüística da UFRJ. Introdutor da Sociolingüística Quantitativa no Brasil. Publicou Estudos diacrônicos e Tendências atuais de lingüística e de filologia no Brasil, obra que inclui bibliografia analítica de J. Mattoso Câmara. Autor de artigos e revistas nacionais e no exterior, vem dedicando-se à Lingüística Diacrônica, às línguas pidgín e crioulas e a processos de gramaticalização no português brasileiro.

Maria Luiza Braga, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Titular de Lingüística da UFRJ e pesquisadora do CNPq. Publicou, entre outras temas, artigos e ensaios sobre topicalização e clivagem em revistas nacionais e no exterior. Dedica-se, atualmente, ao estudo de processos de gramaticalização.

##submission.downloads##

Publicado

2021-03-07

Cómo citar

Naro, A. J., & Braga, M. L. (2021). A interface sociolinguística / gramaticalização. Gragoatá, 5(9), 125-134. Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/49042