Práticas decoloniais na plataforma educacional CGScholar: subjetificação, ecologia de saberes e o design de textos rizomáticos multimodais
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49128Palabras clave:
CGScholar. Subjetificação. Ecologia de saberes. Escritas colaborativas rizomáticas. Multimodalidade.Resumen
Na virada digital, em que o conhecimento é considerado ubíquo (COPE; KALANTZIS, 2009) e a aprendizagem fora da escola é permanente, quais conhecimentos a educação formal pode oferecer? Apesar da existência da infraestrutura digital há mais de três décadas, as instituições de ensino encontram-se despreparadas e desatualizadas para retomar o ensino em ambientes digitais de aprendizagem durante o isolamento social decorrente da pandemia da COVID-19. O artigo é uma narrativa de experiência na plataforma educacional CGScholar durante o ensino remoto, numa universidade pública, e reflete sobre a desconstrução de algumas das verdades da modernidade sobre sujeito, língua, texto, educação e cidadania, através de práticas decoloniais de subjetificação (BIESTA, 2020), da metodologia de ecologia de saberes (SANTOS, 2012) e de uma escrita multimodal rizomática (DELEUZE; GUATTARI, 1995). A pesquisa sobre esses gestos decoloniais no suporte digital não busca introduzir novas verdades através da glorificação da tecnologia como a única solução às mazelas que atormentam a educação pública, mas a possibilidade de transformar, através da escrita, os nossos saberes em relação às trocas possíveis numa plataforma educacional.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.