Desuniversalizando o decolonial: entre parênteses e céus em queda
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.51599Palabras clave:
Decoloniality, De-universalization, Think communication otherwiseResumen
Partindo da premissa de que o conceito de decolonialidade tornou-se tema frequente na Linguística Aplicada brasileira contemporânea, este artigo advoga em favor de uma práxis decolonial performática de modo a se prevenir que a decolonialidade irrompa em universalismos. Para tanto, o artigo inicia com algumas teorizações acerca da decolonialidade, com ênfase à tríade prevista em qualquer exercício decolonial, qual seja, a tarefa de Identificar-Interrogar-Interromper a colonialidade. O texto advoga em favor de uma comunicação outra, que, somada às noções de trazer o corpo de volta e marcar o não marcado, constituem estratégias decoloniais fundamentais para a interrupção da colonialidade. A discussão das estratégias é seguida por uma análise crítica da obra The falling Sky: words of a Yanomami shaman, de Kopenawa e Albert (2013), como exemplo de pedagogia decolonial que nos ajuda, na condição de pesquisadores e formadores de professores de línguas, a nos tornarmos mais alertas acerca de agendas educacionais afeitas à justiça social e à interculturalidade mas ainda alicerçadas em projetos coloniais.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.