Os desafios no acolhimento e no ensino de língua portuguesa para estudantes imigrantes e refugiados na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v28i60.53123Palabras clave:
Educação Básica. Imigrantes e refugiados. Português como Língua de Acolhimento.Resumen
As migrações forçadas têm ocasionado a presença cada vez maior de estudantes deslocados forçados no sistema de ensino brasileiro. O objetivo deste artigo é abordar os desafios enfrentados no acolhimento e no ensino de alunos imigrantes e refugiados matriculados na Educação Básica, a partir da perspectiva docente, em dois municípios da região da Serra do Rio Grande do Sul. A pesquisa, de caráter quantitativo e qualitativo, discute o ensino de Português como Língua de Acolhimento e a formação de professores em uma perspectiva plurilíngue (CURSINO, 2020; LOPEZ, 2020). A análise dos dados é realizada por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados evidenciam a necessidade de formação docente para o ensino de língua portuguesa para imigrantes e refugiados ainda nos cursos de licenciatura e a concretização de políticas públicas para o acolhimento desse público. Ao final do artigo, sugerem-se algumas ações a fim de promover a aprendizagem e a integração desses estudantes à sociedade brasileira.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Gragoatá
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.