Retrucando a Bíblia: ecocrítica feminista e pós-colonial em “She Unnames Them”, de Ursula Le Guin
Palabras clave:
Ecofeminismo; Ecocrítica Pós-colonial; Ursula Le Guin; “She Unnames Them”; Reescrita.Resumen
Ao propor que as ações da primeira mulher foram o gatilho para que a humanidade caísse em desgraça perante Deus, o que gerou visões pejorativas e misóginas do papel da mulher na sociedade, a narrativa bíblica de Adão e Eva tornou-se um dos textos mais influentes na história das mulheres no ocidente. A autoridade do Livro de Gênesis para ditar o status quo das mulheres tem sido frequentemente questionada ao longo dos séculos, mas foi com o advento do Feminismo que o movimento da reescrita da Bíblia se intensificou. Este artigo examina os modos pelos quais, ao fazer uso de estratégias próprias à fantasia na literatura, o conto de Ursula Le Guin “She Unnames Them” reescreve o texto bíblico. O texto confere protagonismo a Eva que, por meio da iniciativa contestadora de desnomear, cria um conexão significativa entre ela e os animais que povoam o Jardim do Éden. O objetivo específico é explorar as articulações entre Feminismo, Pós-Colonialismo e Ecocrítica no conto de Le Guin, ligando a estratégia da reescrita contestadora ao ecofeminismo, por meio das conclusões de Val Plumwood sobre binarismo, como também à ecocrítica pós-colonial, com o conceito de “consciência planetária eurocentrada”, de Mary Louise Pratt, entre outras teorias que ajudam a explicar as relações de poder entre as esferas humanas e não humanas.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Gragoatá
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.