Aquisição e processamento da linguagem: uma abordagem integrada sob a ótica minimalista

Autores

  • Letícia Maria Sicuro Corrêa PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i30.32923

Palavras-chave:

aquisição da linguagem, aprendibilidade, aprendizagem guiada por fatores inatos, desencadeamento (bootstrapping), minimalismo, interface fônica, interface semântica, traços formais

Resumo

A aquisição de uma língua é vista como um problema de aprendibilidade que requer um tratamento conjunto por parte de teorias linguística e psicolinguística. Dificuldades no relacionamento entre esses campos são apontadas, as quais têm impedido sua efetiva integração no tratamento desse problema. Uma abordagem integrada é proposta em que se articula a hipótese do bootstrapping fonológico com uma concepção minimalista de língua. A distinção entre classes abertas e fechadas do léxico na análise do sinal da fala ao fim do primeiro ano de vida é tida como fundamental para a inicialização de um sistema computacional universal. O desenvolvimento linguístico é apresentado como a progressiva especificação dos traços formais de categorias funcionais via o processamento nas interfaces fônica e semântica. Direcionamentos para a pesquisa em aquisição da linguagem a partir dessa abordagem são apontados.

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Biografia do Autor

Letícia Maria Sicuro Corrêa, PUC-Rio

Obteve PhD pela University of London em 1986, com tese em Psicolinguística, e desde então atua no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio. Coordenou o GT (Grupo de Trabalho) de Psicolinguística da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística), de 1988-2002, fundou e coordena o LAPAL (Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem) e atuou como pesquisador visitante (CNRS) na Universidade Paris-V. Sua linha de pesquisa, Processamento e Aquisição da Linguagem, caracteriza-se por integrar teoria linguística (na perspectiva do Minimalismo) com o estudo psicolinguístico da produção e da compreensão da linguagem, e da aquisição da língua materna, na perspectiva da criança que processa a fala à sua volta. Recentemente, essa linha de pesquisa se desdobra para o estudo do Déficit Específico da Linguagem (DEL) dando origem a projetos de cunho mais aplicado, voltados para a identificação da natureza dos problemas de linguagem de crianças.

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

Corrêa, L. M. S. (2011). Aquisição e processamento da linguagem: uma abordagem integrada sob a ótica minimalista. Gragoatá, 16(30). https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i30.32923

Edição

Seção

Artigos de Linguagem