Arquivo, memória e acontecimento em uma política de Fundos Documentais

Auteurs

  • Amanda E. Scherer Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Simone de Mello de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Verli Petri Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Zélia Maria Viana Paim Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32962

Mots-clés:

arquivo, memória, acontecimento, política, Fundos Documentais

Résumé

O objetivo deste artigo é apresentar resultado de pesquisa realizada pelos integrantes do Laboratório de Fontes de Estudo da Linguagem – Corpus/ PPGL/UFSM, a qual tem como objeto a política de arquivo para Fundos Documentais. A experiência aqui relatada é a criação do Fundo Documental Neusa Carson, uma importante linguista para a constituição disciplinar dos estudos da linguagem no contexto brasileiro. Os conceitos nodais mobilizados são arquivo, memória e acontecimento na relação da Análise de Discurso com História das Ideias Linguísticas.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Amanda E. Scherer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós-doutorado pela Université de Rennes 2 (França), é professor associado IV da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente em História das Ideias Linguísticas e Sujeito entre Línguas. Atualmente, coordena o Projeto Internacional Apprendre la citoyenneté par lécole pour pratiquer dans une société démocratique entre a Université de Franche-Comté (França) e a Universidade Federal de Santa Maria (Brasil), financiado pelo PESI (Partenariat Educatif de Solidarité Internationale), como também coordena juntamente com a Prof.ª Verli Petri as parcerias institucionais entre o Laboratório Corpus (UFSM), o Labeurb (Laboratório de Estudos Urbanos/Unicamp) e o Projeto PALADIS (UNESP/São José do Rio Preto). Dentre os vários textos publicados, citamos A História e o Político na Produção Científica sobre a Linguística: um exemplo do Fundo Documental Neusa Carson em parceria com Verli Petri, na Revista Fragmentum (2013), e o livro Discurso: circulação, fragmentação e funcionamento pela autora organizado, editado pelo PPGL de Santa Maria (2007).

Simone de Mello de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio de doutorado-sanduíche na École Normale Supérieure de Lettres et Sciences Humaines de Lyon (França) (Convênio Capes/Cofecub). Atualmente é pesquisadora do Laboratório Corpus, bolsista PNPD/CAPES; membro do corpo editorial da revista Letras da UFSM; e publicou, entre outros, O funcionamento da autoria nos blogs de divulgação científica, na revista Linguagem em (Dis)curso (2011).

Verli Petri, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós-doutora pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria UFSM, com estudos concentrados em Teorias do Texto e do Discurso, atuando nas áreas de Análise de Discurso, Ensino de Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Discurso literário, Constituição do sujeito, Narratividades Urbanas, Instrumentos Linguísticos e História das Ideias Linguísticas. Atualmente é tutora do Grupo PET (Programa de Educação Tutorial) do curso de Letras da UFSM, coordenadora acadêmico-científica do Laboratório Corpus (PPGL), bem como orienta trabalhos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. Publicou, entre outros, Gramatização das línguas e instrumentos linguísticos: a especificidade do dicionário regionalista na Revista Língua e Instrumentos Linguísticos (2012), e coorganizou o livro Análise de discurso em perspectiva: teoria, método e análise, publicado pela Editora da Universidade Federal de Santa Maria (2013).

Zélia Maria Viana Paim, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem experiência na área de Letras, atuando principalmente em Língua Portuguesa, Análise de Discurso, Linguística, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, História das Ideias. É professora em Disciplinas Complementares de Graduação (DCG) na Universidade Federal de Santa Maria. Publicou, entre outros, As relações de força constitutivas dos percursos de produção de sentidos: o relato de viagem no século XVI, na Revista Interfaces (2012).

##submission.downloads##

Publiée

2013-07-06