O significado acional no discurso da Constituição Brasileira: o gênero discursivo normativo constitucional em questão
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32973Mots-clés:
Análise de Discurso Crítica, significado acional, estrutura genérica, Constituição FederalRésumé
O estudo aqui proposto volta-se para a construção do gênero discursivo jurídico-normativo constitucional, a partir de sua dimensão ideológica, procurando compreender como o emprego de formas linguísticas particulares contribui para o estabelecimento e a sustentação de relações de dominação no interior do discurso e fora dele (THOMPSON, 2009). Toma-se como referencial teórico a compreensão da ADC do discurso como um momento de práticas sociais, dialeticamente interconectado com outros elementos. Além da ADC, o presente estudo procura desenvolver um diálogo transdisciplinar com a pesquisa histórica do contexto em que foi gestada nossa atual Carta Magna, com o Direito Constitucional e a Teoria Geral do Estado, notadamente no que toca ao valor social e jurídico das constituições na contemporaneidade. Para a operacionalização da análise ora desenvolvida, tomamos como instância discursiva de análise a Constituição Federal de 1988, diploma normativo que inaugura o Estado de direito brasileiro, assim como adotamos como referência a discussão que Fairclough (2003) faz sobre a noção de significado acional e a categoria analítica estrutura genérica.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.