ALGUNS DESAFIOS DO ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Auteurs

  • Ana Cristina Coutinho Viegas Colégio Pedro II

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/gragoata.2014n37a32996

Mots-clés:

Ensino de literatura. Educação Básica, Formação do professor.

Résumé

O fortalecimento do ensino da literatura requer maior aproximação entre as pesquisas acadêmicas e as práticas pedagógicas. Essa aproximação implica, entre outros aspectos, questionamentos sobre a formação do professor e as estruturas curriculares na universidade. Em uma sociedade dominada por tecnologias visuais e pela cultura do entretenimento, é preciso rediscutir os objetivos de continuar a ensinar e estudar literatura. Este trabalho se propõe a discutir a importância da formação de professores como um dos caminhos fundamentais para que a escola obtenha êxito na tarefa desafiadora de inserir crianças e jovens no mundo da leitura literária.

 

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Ana Cristina Coutinho Viegas, Colégio Pedro II

Possui Graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Professora de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II . Coordena a área de Português do Programa de Residência Docente na Pós-Graduação da mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: teoria literária, literatura brasileira, leitura e prática de ensino.

##submission.downloads##

Publiée

2014-12-19

Numéro

Rubrique

Artigos de Literatura