Rumo a uma geografia literária

Auteurs

  • Michel Collot Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3
  • Ida Alves Universidade Federal Fluminense (UFF)

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i33.33006

Mots-clés:

geografia literária, paisagem, interdisciplinaridade, geocrítica, geopoética

Résumé

Texto original em francês por Michel Collot, traduzido por Ida Alves.

Questionamento sobre pressupostos, implicações e metódos de uma geografia literária, demons­trando a produtividade desse campo de pesquisa. Relações interdisciplinares em torno da paisagem, descrição e discussão de seus principais trajetos teórico-críticos como a geocrítica e a geopoética. O espaço, na escrita literária, como expressão de valores e de significações de um imaginário, por­tador de um potencial considerável de invenção linguística e formal. O espaço, representações e percepções, como critério para uma mudança de paradigma científico.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Michel Collot, Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3

Professor de Literatura Francesa na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, onde dirige o grupo de investigação Recherches sur la poé­sie contemporaine, no âmbito da EA 4400 “Écritures de la modernité (littérature et sciences humaines)” convencionada ao CNRS – Fran­ça. Coordena o Seminário permanente “Vers une géographie litté­raire” (http://geographielitteraire.hypotheses.org/). Publicou inúmeros estudos sobre a poesia moderna francesa e, notadamente, as obras ensaísticas L ‘Horizon fabuleux, Corti, 1988; La Poésie moderne et la struc­ture d’horizon, PUF, 1989; Francis Ponge entre mots et choses, Champ Vallon, 1991; La matière-émotion, P.U.F, 1997. Em 2005, publicou Pay­sage et poésie du romantisme à nos jours, José Corti e, recentemente, La pensée-paysage, Actes Sud/ENSP, 2011. Dirigiu e coorganizou diver­sas obras coletivas sobre estudos de paisagem, além da promoção de seminários, colóquios e encontros relacionados.

Ida Alves, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora associada de graduação e pós-graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense-UFF, Niterói, Rio de Ja­neiro, desde 1993. Doutora em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com tese defendida em 2000, sobre as obras poéticas de Carlos de Oliveira e Nuno Júdice (Poetas: Personagens da Linguagem). Pós-Doutorado pela Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais (1995) e pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris III (2011- 2012, apoio CAPES – BRASIL). Coordena o Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana – NEPA-UFF (www.uff.br/nepa). É Coordenadora de Pesquisa do Pólo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras (PPRLB), sediado no Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro (www.real­gabinete.com.br). Tem livros organizados sobre poesia portuguesa, além de diversos capítulos de livros e artigos publicados em revistas brasileiras e estrangeiras, sobre poesia portuguesa moderna e con­temporânea, crítica de poesia e, mais especificamente, sobre as re­lações entre linguagem poética, paisagem e visualidade na poesia portuguesa moderna e contemporânea. É pesquisadora-bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq – Brasil e integra o grupo internacional de pesquisa sobre linguagem poética e visualidade LYRA, com sede no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Universidade do Porto. Coordena atualmente Projeto de Pes­quisa Internacional CAPES – FCT – UFF/USP/Universidade Nova de Lisboa, intitulado “Crítica, Poesia e Contemporaneidade no Bra­sil e em Portugal: Tendências e Questões”. Lidera ainda o Grupo de Pesquisa Estudos de Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa – UFF/CNPq - http://www.gtestudosdepaisagem.uff.br/.

##submission.downloads##

Publiée

2012-12-31

Numéro

Rubrique

Artigos de Literatura