O Rio de Janeiro inscrito em Memórias Póstumas de Brás Cubas

Auteurs

  • Juracy Ignez Assmann Saraiva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Simone Maria dos Santos Cunha Universidade FEEVALE

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i33.33016

Mots-clés:

Literatura, Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas, espaço urbano

Résumé

O texto literário, como manifestação artística, remete ao contexto histórico em que foi produzido. Nesse sentido, as referências espaciais contribuem para a instalação da verossimilhança textual e traduzem significações simbólicas, expressando ritos e valores sociais. Este artigo investiga a sig­nificação que menções a objetos e à espacialidade, presentes em Memórias Póstumas de Brás Cubas, introduzem no romance de Machado de Assis, permitindo depreender aspectos da sociedade ca­rioca do final do século XIX, bem como posições axiológicas por eles conotadas. A partir da análise, conclui-se que Machado de Assis não é um mero descritor de cenários, mas um acurado crítico que, ao inscrever a cidade do Rio de Janeiro em seu romance, se posiciona diante de seu contexto histórico-social e o avalia.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Juracy Ignez Assmann Saraiva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Teoria Literária pela PUC-RS, Pós-Doutora, também em Teoria da Literatura, pela UNICAMP. Professora do Curso de Le­tras e do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais da Uni­versidade Feevale do Rio Grande do Sul e pesquisadora do CNPq. Autora de O circuito das memórias em Machado de Assis, editado pela Edusp e Nankin em 2ª edição, em 2009, e de inúmeros artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros que têm por tema a obra de Machado deAssis e a metodologia da leitura de textos lite­rários.

Simone Maria dos Santos Cunha, Universidade FEEVALE

Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade FEEVALE, Graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, ambas do Rio Grande do Sul. Professora de Literatura e de Português no Ensino Médio e no Fundamental. Bolsista CAPES do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP), no período de fevereiro de 2010 a fevereiro de 2011 e integrante do Projeto de pesquisa Con­cepções de literatura e de leitura e sua inscrição na ficção macha­diana, liderado pela Prof.ª Dr.ª Juracy Ignez Assmann Saraiva na Universidade Feevale.

##submission.downloads##

Publiée

2012-12-31

Numéro

Rubrique

Artigos de Literatura