Max Martins: palavra, imagem e pensamento

Auteurs

  • Luís Heleno Montoril del Castilo Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Daniele Pimentel Universidade Federal do Pará (UFPA)

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i33.33022

Mots-clés:

Max Martins, palavra, imagem, pensamento

Résumé

O presente artigo percorre a poesia moderna e contemporânea de Max Martins em duas partes. A primeira traz a leitura do poema visual “Man & woman”, de Max Martins, numa perspectiva teórica ligada, sobretudo, ao ideograma e ao estudo da forma (Gestalt) estudada por Haroldo de Cam­pos, Décio Pignatari e Julio Plaza, autores que postulam o diálogo entre poesia e imagem. “Man & woman” engendra o questionamento dos limites da palavra (verbo) e um “alargamento” do espaço gráfico do poema através da metalinguagem. Em sua segunda parte, tem-se uma leitura ensaística de poemas de Max Martins com o objetivo de estabelecer a relação entre palavra, imagem e pensamento.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Luís Heleno Montoril del Castilo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Letras Licenciatura - Português e Francês pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado em Letras: Teoria Li­terária pela Universidade Federal do Pará (1998), doutorado em Lite­ratura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Pós-doutorado em Literatura Comparada: CAPES BEX 9596119: SORBONNE NOUVELLE - PARIS 3-CREPAL: maio-dezembro de 2012. Professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes campos: litera­tura brasileira; literatura e cultura relativas à Amazônia; literatura, história, cultura e sociedade na Amazônia; literatura, modernidade e processos globalizantes; literatura, arte e cultura: Amazônia, Brasil e América Latina. Seu mais recente trabalho é o artigo-documentário Modernismo: Belém e Manaus disponível no link http://youtu.be/ KIdtn4V5OlM.

Daniele Pimentel, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Tem licenciatura plena em Língua Portuguesa pela Universidade Es­tadual Vale do Acaráu (2009). Pós-graduação em Língua Portuguesa: uma abordagem textual pela Universidade Federal do Pará (2010) e Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2012) na linha de pesquisa Saberes culturais e educação na Amazônia, com linha de interesse voltada para os estudos das Poéticas da Oralidade e Experiências em Educação. Integra os grupos de pesquisa: Culturas e Memórias da Amazônia (CUMA-UEPA), Diálogos de saberes: pro­cessos educativos e práticas docentes em convênio com o Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD), Grupo de Trabalho em Ima­gem (GTI-UFPA), Memórias do Cinema no Marajó e o CINELETRAS (UFPA-BREVES). Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão na área de Letras, com ênfase em estudos em Teoria Literária, Estudos Linguísticos, Educação e Estudos de Literatura oral. Concluiu o mes­trado sanduíche no Programa de Pós-graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011) em convênio com o PROCAD.

##submission.downloads##

Publiée

2012-12-31

Numéro

Rubrique

Artigos de Literatura