Política linguística para as línguas oficiais em Timor-Leste: o português e o Tétum-Praça

Auteurs

  • Davi Borges de Albuquerque Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Kerry Taylor-Leech Griffith University (Brisbane, Austrália)

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https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i32.33037

Mots-clés:

política linguística, planejamento linguístico, línguas oficiais, Timor-Leste, língua portuguesa

Résumé

O presente artigo tem como objetivo analisar a política e o planejamento linguísticos para o português e o Tétum-Praça em Timor-Leste, já que ambas as línguas são asseguradas pela constituição do país, que data de 2002, como línguas oficiais. Desta forma, em (2), serão discutidos o alçamento do status e do corpus do Tétum-Praça; em (3), será examinada principalmente a questão do status da língua portuguesa em território leste-timorense; e, em (4), serão elaboradas grades de análise para avaliar a eficácia do planejamento linguístico leste-timorense em diferentes momentos de sua história.

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Bibliographies de l'auteur

Davi Borges de Albuquerque, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB). Foi professor cooperante na Universidade Nacional Timor-Lorosa’e (UNTL), em 2008-2009, e vem desenvolvendo sua tese, assim como diversos estudos sobre a língua portuguesa em Timor-Leste, juntamente com temas de contato de línguas, ecolinguística e política linguística no mesmo país. Atualmente, é professor substituto da Universidade Federal de Sergipe (UFS). E- -mail: albuquerque00@hotmail.com

Kerry Taylor-Leech, Griffith University (Brisbane, Austrália)

Doutora em Linguística pela Griffith University, Brisbane, Austrália, com uma tese sobre a ecologia do planejamento linguístico em Timor-Leste, e professora leitora, em Linguística Aplicada (Applied Linnguistics) e TESOL (Teachers of English to Speakers of Other Languages), na School of Education and Professional Studies localizada na mesma universidade, onde também orienta alunos de mestrado e doutorado. Possui experiência como professora em educação secundária, educação de adultos migrantes e educação superior no Reino Unido, Europa, África, Ásia e Austrália. Tem vários artigos e capítulos de livros publicados sobre seus temas de interesse, como: aquisição de língua e de letramento, política e planejamento linguístico, educação bi/multilíngue e identidade linguística.

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Publiée

2012-06-30

Numéro

Rubrique

Artigos de Linguagem